UFU: inscrições abertas para Vestibular 2023 via ENEM

A UFU, Universidade Federal de Uberlândia, é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. 

Os estudantes que querem estudar na instituição podem ingressar na UFU por meio do SISU, Sistema de Seleção Unificada, ou por meio do vestibular.

Se você quer estudar na UFU, então está com sorte. As inscrições para o Vestibular 2023 via ENEM da UFU estão abertas.

Dessa forma, para te ajudar a participar do processo seletivo, separamos um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular 2023 via ENEM da UFU, incluindo datas, funcionamento da seleção e vagas disponíveis. Confira!

Vestibular via ENEM UFU 2023: inscrições estão abertas

As inscrições para o Vestibular via ENEM 2023 da UFU começaram nesta segunda-feira, dia 12 de junho. Todos os candidatos interessados deverão se inscrever até o dia 27 de junho.

Os estudantes deverão se inscrever exclusivamente de forma online por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no Portal de Seleção da UFU. Para começar a inscrição, os candidatos devem criar um cadastro na plataforma.

No momento da inscrição, o participante deverá indicar o ano de edição do ENEM que irá usar para participar do processo seletivo. Poderão participar do Vestibular via ENEM todos os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e que participaram da prova do ENEM.

Vestibular UFU
Os candidatos podem participar do Vestibular com a nota do ENEM. Imagem: Brasil de Fato

Além disso, durante a inscrição, o candidato deverá indicar a modalidade em que deseja participar da seleção. Para o processo seletivo via ENEM, foram disponibilizadas 9 modalidades diferentes.

Segundo as informações divulgadas, a participação no processo seletivo será gratuita, uma vez que os candidatos não deverão pagar nenhum tipo de taxa de inscrição.

Vestibular via ENEM UFU 2023: funcionamento da seleção 

O Vestibular via ENEM da UFU não prevê a aplicação de nenhum tipo de prova. Assim, os candidatos deverão usar a pontuação obtida no ENEM para participar da seleção.

Serão aceitas as pontuações obtidas nas edições de 2020, 2021 ou 2022. Porém, os candidatos que receberam nota zero na prova de redação do ENEM não poderão participar do Vestibular via ENEM da UFU.

A nota final do candidato no processo seletivo da UFU será calculada com base na média aritmética das notas obtidas o em cada uma das quatro provas objetivas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias) e na prova de redação do ENEM.

Vestibular via ENEM UFU 2023: oferta de vagas

O Vestibular via ENEM da UFU visa o preenchimento das vagas remanescentes do SISU 2023. Serão oferecidas 725 vagas para cursos de graduação da UFU ministrados nas unidades de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Todos os candidatos aprovados irão ingressar no primeiro semestre letivo de 2023. As aulas terão início no dia 17 de julho de 2023.

Vestibular via ENEM UFU 2023: divulgação dos resultados

O Boletim de Desempenho dos candidatos será divulgado no dia 28 de junho, a partir das 11h. Os candidatos poderão enviar recursos quanto ao boletim entre os dias 28 e 30 de junho.  A UFU irá receber e analisar os recursos, divulgando a resposta aos mesmos no dia 04 de julho de 2023 

Por fim, a classificação geral dos participantes e a lista da primeira chamada será divulgada no dia 07 de julho de 2023. Os candidatos poderão acessar o resultado no Portal de Seleção da UFU.

Mais informações podem ser encontradas no edital do Vestibular via ENEM da UFU.

Vestibular via ENEM UFU 2023: sistema de cotas

De acordo com o edital do Vestibular via ENEM 2023, a UFU irá usar o sistema de cotas no processo seletivo.

Dessa forma, serão reservadas vagas para os candidatos que estudaram em uma escola da rede pública de ensino, para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para as pessoas com deficiência (PcD).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.