UFSM encerra prazo para pedidos de isenção do Vestibular 2023

Inscrições serão recebidas até 12 de junho

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encerra nesta sexta-feira, dia 19 de maio, o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2023/2. Desse modo, os interessados têm até as 23h59 de hoje para solicitar a gratuidade. 

Podem solicitar o benefício da isenção da taxa estudantes que comprovem ser membros de famílias de baixa renda. Para solicitar o benefício, o candidato deve acessar o Portal da UFSM, e indicar o interesse na isenção no formulário eletrônico de inscrição.

Conforme indicado no Manual do Candidato, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) atualizado e cadastrado no SISTAC (Sistema de Isenção de Taxa de Concursos). Os interessados devem apresentar documentos comprobatórios para a UFSM.

A divulgação do resultado dos pedidos está prevista para o dia 23 de maio de 2023. O participante com o pedido aprovado estará automaticamente inscrito no processo seletivo.

Inscrições abertas

O período de inscrição para o Vestibular UFSM 2023 já está aberto. Os interessados poderão se inscrever até as 23h59 do dia 12 de junho de 2023 de forma virtual. Nesse sentido, o estudante deve acessar o Portal da UFSM e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. 

No momento do cadastro, o estudante deve indicar a opção de curso escolhida, a cidade na qual deseja fazer a prova, uma opção de língua estrangeira para a prova (inglês ou espanhol) e também deve indicar se participar do processo por meio de alguma Cota ou através da Ampla Concorrência.

Vestibular UFSM 2023

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 9 de julho de 2023. A aplicação das provas acontecerá em dois turnos, manhã e tarde, em todos os campi da UFSM.

Desse modo, haverá locais de prova nas seguintes cidades: Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões ou Santa Maria. A consulta aos locais de prova será liberada no dia 29 de junho.

Composição das provas

De acordo com o Manual do Candidato, a UFSM vai formular das provas do Vestibular 2023 tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Portanto, os candidatos responderão a 86 questões objetivas sobre as disciplinas do Ensino Médio e uma redação.

A UFSM informou ainda que a elaboração das provas do concurso levará em conta as áreas comuns do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, a aplicação das provas está organizada da seguinte forma:

  • Manhã, das 8h às 12h: Prova de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Prova de Ciências da Natureza e Tecnologias; e Prova de Matemática e suas Tecnologias. 
  • Tarde, das 14h às 18h: Prova de Linguagem e suas Tecnologias e Redação em Língua Portuguesa.

Vagas ofertadas

Ao todo, a UFSM está ofertando 469 vagas no Vestibular Extraordinário, que visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2023. 

Do total das oportunidades, 395 são para o Campus Sede, 57 para o Campus Cachoeira do Sul e 17 para o Campus Palmeira das Missões. As vagas são para 39 (trinta e nove) opções de cursos de graduação.

Entre as carreiras ofertadas, destacam-se Medicina, Zootecnia, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia elétrica, Administração, Agronomia, Direito, Enfermagem; Engenharia civil, Engenharia de produção e Farmácia.

Parte das vagas ofertadas no Vestibular 2023/2 está reservada para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos, indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PcD).

A UFSM ainda não informou a data de liberação dos gabaritos e a data de publicação do resultado final do Vestibular 2023.

Acesse o edital do Vestibular Extraordinário para mais informações.

Leia também Fuvest abre período para pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.