UFSC divulga resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2024

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, os resultados preliminares referentes aos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unificado 2023.

Os candidatos já podem consultar o resultado no site da UFSC. A universidade divulgou duas listas, sendo uma de isenções deferidas e outra de isenções indeferidas. Ao todo,  foram concedidas 5.695 isenções. No entanto, outros 1.913 pedidos de isenção foram indeferidos.

Como esse resultado é preliminar, os candidatos poderão interpor recursos. De acordo com o cronograma, a UFSC receberá os recursos até as 18h dessa terça-feira, dia 3 de outubro (horário de Brasília).

Para interpor recurso, o estudante deve acessar o site da UFSC, clicar em “Recurso quanto ao indeferimento da isenção” e fazer login no sistema.

Critérios para a isenção

De acordo com o edital do Vestibular Unificado 2024, puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que estão inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pessoas de baixa renda. 

OS inscritos no CadÚnico puderam se inscrever usando o número NIS, enquanto os demais candidatos precisaram comprovar cumulativamente: 

  • I – Possuir renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; e
  • II – Ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou ter recebido bolsa total em escola particular

Vestibular Unificado 2024

O Vestibular Unificado 2024 está sendo realizado pela UFSC em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e com o Instituto Federal Catarinense (IFC). As três instituições juntas estão ofertando mais de 6.500 vagas para cerca de 200 cursos de graduação de diversas áreas.  

Nesse sentido, o processo seletivo visa o preenchimento de 70% das vagas dos cursos de graduação da UFSC, 50% das vagas dos cursos de graduação do IFSC e 50

% das vagas dos cursos de graduação do IFC, relativas ao ano letivo de 2024.

Vestibular Unificado
As vagas ofertadas no Vestibular 2024 são para ingresso nos dois semestres letivos do próximo ano. Imagem: Divulgação

Inscrições abertas

O período de inscrição para o Vestibular Unificado 2024 já está aberto. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até as 23h59 do dia 9 de outubro (horário de Brasília). De acordo com o edital, a taxa de inscrição é no valor de R$ 169,00.

As inscrições estão sendo recebidas via Internet. Portanto, para se inscrever, os candidatos devem preencher formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da UFSC

Além dos dados pessoais, no ato da inscrição, o estudante deve informar a opção de curso escolhida e a instituição onde deseja estudar (UFSC, IFSC ou IFC). É também no momento da inscrição que o candidato deverá informar se deseja concorrer às vagas ofertadas em ampla concorrência ou através do sistema de cotas, estabelecido de acordo com a Lei de Cotas.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa até o dia 10 de outubro.

Provas do Vestibular Unificado 2024

A classificação dos candidatos será estabelecida a partir das notas por eles obtidas em provas aplicadas pela UFSC. A avaliação abarcará assuntos referentes aos componentes curriculares do Ensino Médio.

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular Unificado 2024 está marcada para os dias 9 e 10 de dezembro (sábado e domingo), das 14h às 19h.

Os candidatos responderão a uma prova objetiva e a uma prova de redação em Língua Portuguesa. De acordo com a Coperve, a prova objetiva contará com 80 questões objetivas de múltipla escolha distribuídas da seguinte forma:

  • 1º dia (9 de dezembro): Língua Portuguesa (12), Língua Estrangeira (8), Matemática (10) e Biologia (10).
  • 2º dia (10 de dezembro): História (7), Geografia (7), Filosofia (2), Sociologia (2), Interdisciplinar de Humanas (2), Física (10), Química (10) e Redação.

Haverá locais de prova nos 27 municípios (capital e interiores) do Estado de Santa Catarina para os quais há oferta de vagas.

A UFSC ainda não informou a data de publicação do resultado final. Acesse o edital do Vestibular Unificado para mais detalhes.

Leia também ITA divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2024 nesta segunda (2); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.