UFSC e IFSC abrem período de inscrição do Vestibular Unificado 2023

Está aberto o período de inscrição para o Vestibular Unificado 2023 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Essa é a primeira edição do processo seletivo realizado em parceria pelas duas instituições de ensino.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de outubro, exclusivamente por meio do site do Vestibular. Para efetivar o cadastro, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 155. 

Isenção da taxa

Os estudantes de baixa renda poderão enviar pedidos de isenção entre 12 de setembro e 3 de outubro. Podem solicitar o benefício os estudantes que:

  • tenham renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita 

  • tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública ou tenham recebido bolsa integral em escola da rede privada.

De acordo com o edital, a publicação do resultado das solicitações de isenção está marcada para o dia 5 de outubro. 

Vestibular Unificado 2023

A UFSC e o IFSC devem liberar a confirmação definitiva da inscrição em 24 de novembro. A partir dessa data, os inscritos poderão consultar os locais de aplicação das provas. 

Ainda de acordo com o edital, as provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro de 2022, das 14h às 19h, com duração da prova de cinco horas em cada dia. O edital indica ainda que as provas serão compostas da seguinte forma:

  • Prova 1 (10/12): Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libra), Segunda Língua (Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês ou Italiano ou Libras ou Língua Portuguesa), Matemática, Biologia.
  • Prova 2 (11/12): Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Física, Química e Redação.

Oferta de vagas

A oferta de vagas do IFSC é de 964 vagas para 46 cursos ministrados nos campi de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

A UFSC, por sua vez, está ofertando 4.521 vagas em 100 cursos. As oportunidades são para os campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. 

Veja mais informações no site da UFSC.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB encerra hoje período de inscrição para o PAS 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.