UFRJ retira obrigatoriedade do uso de máscaras nos campi

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou que o uso de máscara de proteção respiratória deixou de ser obrigatório em suas dependências. A reitora da universidade, Denise Pires de Carvalho, assinou o documento que retira a obrigatoriedade do uso da proteção na semana passada. Veja comunicado.

De acordo com a instituição, a decisão pelo fim da obrigatoriedade se baseia na melhora dos indicadores epidemiológicos da Covid-19 no Rio de Janeiro. No entanto, a decisão reitera a recomendação do uso da proteção para os estudantes e funcionários que são integrantes dos grupos mais vulneráveis. Desse modo, para idosos e pessoas com comorbidades, por exemplo, a UFRJ recomenda o uso da máscara em ambientes fechados.

A UFRJ havia retomado a obrigatoriedade do uso de máscaras em seus campi no mês passado. Na ocasião, a universidade explicou que a determinação era por conta do aumento no número de casos de transmissão local da subvariante da ômicron, a BQ.1.

No período outras instituições, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também chegaram a determinar o uso da proteção como obrigatório em seus prédios.

Com a última decisão publicada pela instituição, os estudantes, professores e demais servidores e visitantes não precisam mais usar as máscaras, mas podem optar pelo uso caso queiram. 

Acesse o site da UFRJ para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC divulga oferta de mais de 222 mil vagas para a 1ª edição do SiSU 2023, exclusiva para estudantes que fizeram o Enem 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.