UFRJ abre mais de mil vagas para cursos de graduação EAD

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está ofertando mais de mil vagas para cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD). De acordo com a instituição, as oportunidades são para ingresso já no segundo semestre letivo deste ano.

As 1.150 vagas, que estão sendo ofertadas através do Vestibular Cederj 2023/2, são para quatro cursos de graduação. São 240 vagas para o curso de bacharelado em Ciências Contábeis, além de 910 para licenciaturas, sendo 356 para Biologia, 375 para Física e 179 para Química.

Ainda conforme divulgado pela UFRJ, as vagas ofertadas nos cursos de graduação para o 2º semestre estão distribuídas desta maneira:

  • 30% do total de vagas para candidatos oriundos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, 2021, ou 2022 que tenham cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do ensino médio, ou equivalente, em estabelecimentos de ensino da rede pública brasileira;
  • 30% para oriundos do Enem, na modalidade ampla concorrência;
  • 30% para o Vestibular Cederj 2023.2, na modalidade ampla concorrência, e
  • 10% para professores da educação básica que atuam na rede pública.

Inscrições

Os interessados em concorrer às 1.150 vagas nas graduações a distância deverão se inscrever no Vestibular 2023.2 do Cederj, o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. O prazo de inscrição foi estendido pela Fundação Cecierj. Desse modo, as inscrições seguem abertas até o próximo domingo, dia 14 de maio.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site do Vestibular Cederj e preencher formulário eletrônico de inscrição. O pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 89,90 (oitenta e nove reais e noventa centavos), deverá ser feito até 15 de maio para efetivar o cadastro.

Processo de seleção

A prova acontecerá no dia 18 de junho de 2023. Conforme o edital, a avaliação terá 45 questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História. Além disso, a Fundação Cecierj vai aplicar uma prova de redação em Língua Portuguesa.

No caso da seleção para as vagas da UFRJ é possível optar pelo aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sem a necessidade de fazer as provas aplicadas pela Cecierj. Os estudantes que optarem pelo uso do desempenho no Enem ficarão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Resultado

A divulgação do resultado da seleção da UFRJ via notas do Enem está prevista para o dia 22 de maio. Os candidatos não classificados nas vagas UFRJ do Enem deverão pagar a taxa de inscrição até 23 de maio para participar da aplicação das provas.

O resultado final do Vestibular Cederj 2023/2, com a lista de classificados em 1ª chamada, está previsto para o dia 4 de julho de 2023. De acordo com o cronograma, os aprovados deverão realizar as matrículas nos dias 5 e 6 de julho, até as 22h.

A Fundação Cecierj prevê realizar até três reclassificações para o total preenchimento das vagas, conforme o seguinte cronograma:

  • 1ª reclassificação: 11 de julho;
  • 2ª reclassificação: 17 de julho;
  • 3ª reclassificação: 21 de julho.

O Cederj

Os cursos ofertados através do consórcio Cederj são semipresenciais e usam ferramentas de estudo e interação, como material didático próprio. Desse modo, os cursos conta com materiais especialmente preparados para a modalidade EAD, e ambiente virtual de aprendizagem adequado ao formato.

Além da UFRJ, ofertam vagas através do Vestibular Cederj as seguintes instituições: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ); Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

 Acesse o edital do Vestibular 2023/2 na íntegra para mais informações.

Leia também UECE abre período de inscrição do Vestibular Especial 2023 para mais de mil vagas em cursos de graduação EAD; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.