UFRGS aplica provas do Vestibular 2024 neste fim de semana (25 e 26)
Provas serão realizadas das 14h às 19h30
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma universidade pública, gratuita e que oferece um ensino de qualidade. A sede principal da universidade está localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
O período de inscrições para a próxima edição do Vestibular da UFGRS foi encerrado em setembro e todos os candidatos inscritos devem ficar atentos: as provas do Vestibular 2024 serão realizadas neste fim de semana, 25 e 26 de novembro.
Assim, para que você consiga entender como a prova irá funcionar, trouxemos um resumo completo sobre o Vestibular UFRGS 2024. Vamos conferir!
Vestibular UFRGS 2024: provas são aplicadas neste fim de semana
Conforme previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, a UFRGS irá aplicar as provas do Vestibular 2024 neste fim de semana, ou seja, nos dias 25 e 26 de novembro.
As provas irão acontecer das 14h às 19h30 e serão aplicadas de forma presencial nos dois dias. A UFRGS irá realizar as provas nas seguintes cidades: cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí.
No primeiro dia de provas, os candidatos irão responder questões sobre conteúdos variados das disciplinas de História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática. Além disso, também estará presente no primeiro dia uma proposta de redação.
No segundo dia do Vestibular da UFRGS, por sua vez, os participantes deverão responder questões de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Cada uma das disciplinas presentes no exame terá 15 questões objetivas (de múltipla escolha).
Ficou com alguma dúvida sobre as provas? Acesse o edital do Vestibular 2024 da UFRGS para consultar mais informações sobre o processo seletivo.
Vestibular UFRGS 2024: mais de 20 mil candidatos estão inscritos
Segundo os dados divulgados pela UFRGS, 22.137 candidatos estão inscritos no Vestibular 2024 e irão disputar as 4.023 vagas para mais e 90 cursos de graduação da UFRGS.
Nesta edição do processo seletivo, o curso mais concorrido é Medicina, com 70,59 candidatos por vaga. Mais de 6 mil estudantes se inscreveram no processo seletivo para disputar 98 vagas para o curso de Medicina da UFRGS.
Os candidatos podem consultar a concorrência para outros cursos no site da UFRGS.
Vestibular UFRGS 2024: oferta de vagas
Por meio do Vestibular 2024, a UFRGS está oferecendo 4.023 vagas para mais de 90 cursos. Veja alguns dos cursos com mais vagas a seguir:
- Administração: 112 vagas;
- Letras: 94 vagas;
- Engenharia Mecânica: 84 vagas;
- Arquitetura e Urbanismo: 77 vagas.
Do total de vagas oferecidas pela UFRGS para esta edição do processo seletivo, 2.654 vagas serão destinadas ao ingresso no primeiro semestre de 2024 e o restante das vagas, por sua vez, para o segundo semestre.
Além disso, a UFRGS irá reservar 50% do total de vagas para o sistema de cotas. Puderam optar pelas cotas no momento da inscrição os candidatos que cursaram o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino.
Mas, dentro das vagas para cotas, a UFRGS destina vagas para estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e, pessoas com deficiência
Vestibular UFRGS 2024: obras literárias obrigatórias
A comissão organizadora do Vestibular da UFRGS (Coperse) selecionou algumas obras literárias que deverão ser lidas integralmente por todos os candidatos que irão participar das provas do Vestibular 2024 neste fim de semana.
Conheça os livros escolhidos para o Vestibular 2024:
- “A terra dos mil povos”, de Kaká Werá;
- “Água Funda”, de Ruth Guimarães;
- “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Marquez;
- “Um útero é do tamanho de um punho”, de Angélica Freitas;
- “Lisístrata”, de Aristófanes;
- “Várias histórias”, de Machado de Assis;
- “A falência”, de Júlia Lopes de Almeida;
- “Coral e outros poemas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen;
- “Caderno de memórias coloniais”, de Isabela Figueiredo;
- “Construção” (álbum), de Chico Buarque;
- “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo;
- “Deixa o quarto como está”, de Amílcar Bettega.