UFPR informa período de inscrição do Vestibular 2023

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou nesta sexta-feira, dia 13 de maio, o período de inscrição do Vestibular 2023. De acordo com o Núcleo de Concursos da instituição, as inscrições serão recebidas entre os dias 18 de julho e 31 de agosto

O Núcleo informou ainda que os candidatos de baixa renda poderão solicitar o benefício de isenção da taxa de inscrição. Os estudantes inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) poderão enviar os pedidos no período de 18 a 25 de julho. 

Já os candidatos que não possuem inscrição no CadÚnico, mas que têm renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e, ao mesmo tempo, cursaram o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular podem pedir a isenção entre 18 e 29 de julho.

Vestibular voltará a ter duas fases

Após dois anos sendo realizado em apenas uma fase em decorrência da Covid-19, nessa edição o Vestibular da UFPR voltará a ter duas fases. Com isso, a universidade busca valorizar as habilidades de leitura e escrita no exame.

Conforme divulgado pela UFPR, as provas da 1ª fase do Vestibular 2023 serão aplicadas no dia 23 de outubro. Já a 2ª fase está prevista para o dia 4 de dezembro. Haverá ainda a aplicação de provas específicas e de habilidades específicas no dia 5 de dezembro.

A universidade decidiu ainda que vai ampliar o número de cidades que sediarão o exame. Desse modo, a aplicação da 1ª fase será nas seguintes cidades do Paraná: Cascavel, Garapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Curitiba, Pontal do Paraná, Toledo, Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina. Além disso, a cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, vai sediar o processo seletivo pela primeira vez. 

Obras literárias

De acordo com a UFPR, são leituras obrigatórias do Vestibular 2023 as seguintes obras:

  • Casa de Pensão, de Aluísio de Azevedo; 
  • Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; 
  • Nove Noites, de Bernardo Carvalho;
  •  O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques; 
  • O Uraguai, de Basílio da Gama; 
  • Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus; 
  • Sagarana, de Guimarães Rosa;
  • Últimos Cantos, de Gonçalves Dias.

Veja mais informações no site da universidade.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEAP publica o resultado preliminar do Vestibular 2022 via notas do Enem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.