A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) lançou nesta quarta-feira, dia 10 de maio, uma plataforma de cursos online gratuitos. De acordo com a instituição, os cursos para a capacitação profissional e disseminação do conhecimento são de curta duração.
O lançamento do curso é uma das ações para as comemorações do aniversário dos 69 anos da Ufes. O evento de lançamento aconteceu no Cine Metrópolis, com início às 10h dessa quarta-feira. O lançamento contou com a apresentação da Banda de Congo Panela de Barro.
Conforme a professora Fabiana Ramos, coordenadora do projeto, a plataforma é uma forma aproximar a sociedade da Ufes, compartilhando conhecimento.
“A plataforma está muito bonita e funcional. Qualquer pessoa da sociedade pode se inscrever nos cursos e ao completar as atividades propostas, recebe ao final seu certificado. Tudo de modo autoinstrucional, online e gratuito”, afirma a coordenadora.
Além disso, sobre o projeto, Fabiana Ramos destacou a importância da Ufes para os capixabas já que é a única universidade federal do estado.
Sobre a plataforma
Chamada Moocqueca, a plataforma contará com cursos de diversas áreas a serem feitos no meio de ambientes virtuais de aprendizagem, com a disponibilização de material produzido especificadamente para a modalidade de Educação a Distância (EAD).
A plataforma conta com o formato Massive Online Open Courses (MOOC), resultado de uma parceira da Superintendência de Educação a Distância e a Secretaria de Relações Internacionais.
Cursos ofertados
Inicialmente, a Ufes está ofertando 14 (quatorze) opções de cursos de curta duração voltados para área de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Comunicação e História. Os cursos contam com certificação.
Desse modo, após a conclusão do curso, tendo aproveitamento mínimo de 70%, os alunos podem emitir certificado online e gratuito gerado pela universidade.
A participação assim com a inscrição nesses cursos é gratuita. Para participar dos cursos não é obrigatório ser aluno da universidade, já que os cursos são abertos para a comunidade geral. Nesse sentido, para participar de algum dos cursos, basta acessar o site da plataforma Moocqueca, escolher o curso desejado e preencher um formulário eletrônico para cadastramento no portal.
O número de vagas é ilimitado já que os cursos são autoinstrucionais e funcionam por livre demanda. Os estudantes podem fazer mais de um curso, caso desejem.
Línguas e idiomas
-
A voz do outro: Prática de fluência e ritmo Libras/Português;
-
Introdução à Libras.
Saúde e Bem Estar
-
Antibióticos: use com cuidado;
-
Desvendando a Obesidade;
-
Entendendo dor crônica para viver melhor;
-
Exercício físico e saúde: Como Iniciar, Retomar e Manter-se ativo;
-
Psicologia da felicidade e do bem-estar;
-
Saúde mental relacionada ao trabalho;
-
Luto e saúde mental.
Educação
-
Brincando de horta na educação infantil: aprender com a natureza;
-
Mapas conceituais na representação e construção de conhecimento;
-
Tecnologias translacionais científicas aplicadas;
-
Conexão com o Projeto Político Pedagógico;
-
Metodologia da pesquisa científica: da teoria à prática.
Conforme divulgado pela Ufes durante o lançamento, a maior parte dos cursos conta com a possibilidade de atendimento a pessoas com necessidades especiais, com tradução em libras e com elementos para quem tem baixa visão. Além disso, a plataforma também terá tradução para o inglês, com objetivo de ampliar o público.
Clique aqui para conhecer a plataforma.