UFC divulga oferta de vagas para SISU 2024; veja o número

Mais de 6 mil vagas serão oferecidas

O período de inscrições para a próxima edição do SISU (Sistema de Seleção Unificada) começará nas próximas semanas de janeiro. Dessa maneira, as instituições participantes do processo já divulgaram quantas vagas serão oferecidas para os estudantes inscritos.

Uma das instituições que já divulgou essa informação é a UFC (Universidade Federal do Ceará), que publicou o termo de adesão ao SISU no início de janeiro.

Dessa maneira, para que você possa consultar o número de vagas disponíveis e participar da seleção, separamos um resumo completo com as principais informações sobre a adesão da UFC ao SISU 2024. Vamos conferir!

SISU 2024: UFC anuncia número de vagas para o programa

Muitas instituições já divulgaram o termo de adesão referente ao SISU 2024. Uma delas é a UFC, que já revelou qual será a quantidade de vagas para os estudantes interessados em concorrer por meio da próxima edição do SISU.

No documento, a UFC indica que irá oferecer 6.278 vagas para 108 cursos de graduação diferentes ministrados em diferentes campi da instituição em Cratéus, Fortaleza, Quixadá, Russas e Sobral.

Do total de vagas oferecidas, a UFC irá destinar 3.052 para os candidatos que desejam concorrer na modalidade ampla concorrência e 3.226 para os candidatos que atenderem aos critérios estipulados pela Lei de Cotas.

É importante lembrar que, conforme indicado no edital do SISU 2024 divulgado pelo MEC, a reserva de vagas será baseado nos critérios estabelecidos pela Lei de Cotas e também pelas políticas de ações afirmativas de cada uma das instituições de ensino participantes. No caso da UFC, serão destinadas vagas para candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência.

Vagas da UFC no SISU: quem poderá concorrer?

Poderão concorrer às vagas oferecidas pela UFC os estudantes que realizaram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023. Os candidatos aprovados poderão ingressar no primeiro e no segundo semestre de 2024 e a divisão será baseada da classificação no processo seletivo segundo a nota do ENEM apresentada no momento da inscrição.

As vagas serão preenchidas pelas instituições conforme a ordem de classificação dos candidatos, que será baseada nas notas obtidas no ENEM. Assim, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, uma vez que isso dependerá da classificação final.

UFC 2024
Poderão participar todos os candidatos que não zeraram as cinco provas do ENEM. Imagem: UFC/Reprodução

O resultado do ENEM 2023 será publicado no dia 16 de janeiro, segundo o calendário divulgado pelo MEC. No caso da UFC, é necessário que os estudantes não tenham zerado nenhuma das cinco provas do ENEM.

Ao contrário de outras instituições participantes do SISU 2024, como a UFRJ, a UFC não irá atribuir pesos às provas do ENEM. Assim, rodas as provas, independente do curso de graduação indicado pelo candidato, terão peso 1.

SISU 2024: inscrições começam em breve

Segundo o calendário oficial do SISU 2024, o período de inscrições para participar do programa começa no dia 22 de janeiro e todos os estudantes poderão realizar a própria inscrição até o dia 25 de janeiro.

A primeira chama de candidatos aprovados será paliçada no dia 30 de janeiro e os estudantes convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula na instituição escolhida entre os dias 01 e 07 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados na primeira chamada poderão se inscrever para participar da lista de espera do SISU entre 30 de janeiro e 07 de fevereiro. O resultado dessa lista será divulgado em data a ser definida por cada uma das instituições participantes.

SISU 2024: como a seleção irá funcionar?

O SISU 2024 irá permitir que os estudantes se candidatem a várias universidades e cursos diferentes ao longo da seleção. Cada candidato pode se candidatar a até duas opções de curso, em ordem de preferência. O principal critério de seleção dos estudantes é a pontuação obtida no ENEM.

O SISU oferece oportunidades para estudantes que querem estudar em uma instituição de ensino superior pública brasileira. O processo de inscrição é online e grátis, o que também pode ser muito vantajoso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.