UFAM divulga período de inscrição das 1ª e 2ª etapas do PSC 2023

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), através da Comissão Permanente de Concursos da (Compec), publicou os editais com as principais datas da 1ª etapa – Projeto 2025 e da 2ª etapa – Projeto 2024 do Processo Seletivo Contínuo 2023 (PSC) 2023.

De acordo com a universidade, o Processo Seletivo é voltado exclusivamente para alunos regularmente matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio no ano de 2022 no Estado do Amazonas.

O PSC é o vestibular seriado para a seleção de novos alunos para os cursos de graduação ofertados nos campi da UFAM. O exame conta com três etapas, sendo a 1ª referente ao 1º ano do Ensino Médio, a 2ª etapa referente ao 2º ano e a 3ª etapa referente ao 3º ano. Desse modo, somente na 3ª e última etapa do PSC os candidatos concorrem às vagas ofertadas pela UFAM com o somatório das notas obtidas nas três etapas.

Período de inscrição

De acordo com o cronograma, as inscrições para a 1ª e 2ª etapas deverão ser feitas no período do dia 19 de junho a 4 de julho de 2023. Conforme as orientações do edital, os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da UFAM.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 90,00 (noventa reais). A data limite para o pagamento é 5 de julho.

Isenção de taxa

Os estudantes de baixa poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 1º e 2 de junho de 2023. O procedimento deverá ser feito virtualmente, por meio deste site

Poderão solicitar a gratuidade na inscrição os candidatos que estudaram em escolas da rede pública ou como bolsistas na rede particular e que têm renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. No momento da solicitação, o candidato deverá enviar os documentos listados no edital para a comprovação desses critérios.

O cronograma indica ainda que a UFAM divulgará o resultado dos pedidos de isenção no dia 7 de junho. Caberá a interposição de recursos.

Provas

A aplicação das provas da 1ª e da 2ª etapa do PSC 2023 está marcada para o dia 30 de julho de 2023. Conforme o edital, a aplicação será no período da manhã, das 08h15min à 12h15min.

A Prova de Conhecimentos Gerais contará com 54 questões objetivas sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Literatura; História; Geografia; Biologia; Química; Física; e 
Matemática.

A divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), com os locais de prova, está prevista para o dia 17 de julho. Conforme o edital, os locais de prova serão nas seguintes cidades do estado do Amazonas: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Novo Aripuanã, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Parintins.

O fechamento dos portões será às 08h00min, impreterivelmente (horário oficial de
Manaus/Am). A universidade recomenda que os candidatos cheguem ao local de provas com uma hora de antecedência do início previsto.

Conforme indicado no edital, no dia das provas, os estudantes deverão apresentar documento de identificação original com foto e CCI. Além disso, a universidade recomenda levar caneta esferográfica fabricada com material transparente e tinta na cor preta.

Resultado

Ainda de acordo com os editais, a divulgação do resultado das 1ª e 2ª  está prevista para o dia 11 de setembro de 2023.

Os projetos 2025 e 2024, têm por objetivo selecionar candidatos aos cursos de graduação oferecidos por esta Instituição de Ensino Superior, em conformidade com as Resoluções do CONSEPE. Além do PSC, a UFAM conta com outros processos seletivo para ingresso nos cursos de graduação, como o PSI (Processo Seletivo para o Interior), por exemplo.

Acesse o site da UFAM para mais informações.

Leia também UFLA abre inscrições para a 3ª etapa do PAS 2023 para ingresso de novos alunos no 2º semestre; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.