UFAM divulga inscrições para a 3ª etapa do PSC 2024

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulgou o cronograma da 3ª etapa do Processo Seletivo Contínuo 2024 (PSC 2024). Essa 3ª etapa é referente ao Projeto 2024, e visa o ingresso de novos alunos no primeiro e segundo semestres de 2024.

De acordo com o edital, estão sendo ofertadas mais de 2 mil vagas para os aprovados nesta 3ª etapa. Há oportunidades para os campi da UFAM localizados na capital e no interior do Amazonas.

O PSC é o vestibular seriado da UFAM. Portanto, somente na 3ª etapa do PSC os estudantes concorrem às vagas ofertadas pela universidade.

Nesse sentido, a classificação final dos candidatos se dá a partir do somatório das notas obtidas nas três etapas e somente poderão se inscrever nessa 3ª etapa do PSC 2024 os estudantes que já participaram da 1ª e da 2ª etapa em anos anteriores. 

De acordo com o cronograma, a UFAM receberá as inscrições para a 3ª etapa do PSC no período das 10h do dia 23 de outubro às 17h do dia 7 de novembro de 2023. As inscrições serão recebidas de forma virtual.

Veja a seguir como se inscrever para participar da seleção e concorrer às vagas ofertadas!

3ª etapa do PSC: Inscrições

Conforme as orientações da UFAM, os interessados em participar da 3ª etapa do PSC 2024 deverão se inscrever exclusivamente de forma virtual. Portanto, é necessário acessar o site da Compec (Comissão Permanente de Concursos) e realizar o preenchimento de formulário eletrônico.

No momento da inscrição, além dos dados pessoais, os candidatos deverão escolher uma opção de curso e o campus. Para efetivar a inscrição, os estudantes não isentos deverão pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido no edital. 

A UFAM estabelece que os estudantes de baixa renda poderão solicitar a isenção entre as 10h do dia 9 de outubro e as 17h do dia 10 de outubro de 2023.

PSC 2023: UFAM divulga gabaritos das provas da 1ª e 2ª etapas
A UFAM aplicará as provas da 3ª etapa do PSC 2024 em dezembro. Imagem: Divulgação

PSC: Provas da 3ª etapa

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do PSC 2024 está marcada para o dia 10 de dezembro de 2023. Haverá locais de prova nos municípios para os quais há reserva de vagas.

Tradicionalmente, as provas contam com 54 questões objetivas sobre conteúdos do Ensino Médio. Além disso, a UFAM aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa.

Ainda de acordo com o edital, a aplicação acontecerá no período da manhã, das 8h25 às 13h25 (horário oficial de Manaus). Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 08h, impreterivelmente.

Os candidatos devem se apresentar ao local de provas com 1h (uma hora) de antecedência do início previsto. Além disso, será necessário apresentar documento de original de identificação com foto e o CCI (Cartão de Confirmação de Inscrição).

Oferta de vagas

Ainda de acordo com o edita, a UFAM está ofertando 2.381 (duas mil, trezentas e oitenta e uma) vagas para diversos cursos de graduação. Do total das vagas 1.898 (mil, oitocentas e noventa e oito) são para as Unidades Acadêmicas de Manaus. 

Outras 483 (quatrocentas e oitenta e três) vagas estão distribuídas entre as Unidades do interior: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

A universidade reserva metade das vagas para estudantes da rede pública de ensino, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, haverá percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

Além do PSC, para seleção de novos alunos para os cursos de graduação, a universidade adere ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada), cujo processo seletivo usa as notas do Enem. A UFAM oferta cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, beneficiando também a comunidade externa.

Acesse o site da UFAM para mais informações sobre o PSC. 

Leia também Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2024; veja aqui os cursos mais concorridos; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.