A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) iniciou nesta segunda-feira (3) o período de inscrição para o Vestibular Estadual 2023. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até o dia 17 de outubro.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do site da Uerj. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 125.
A Uerj já recebeu os pedidos de isenção e divulgou o resultado preliminar das solicitações. Os recursos foram recebidos até o dia 29 de setembro.
Conforme o edital, têm direito à isenção da taxa os estudantes que atendam à condição de carência socioeconômica definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a R$ 1.212,00 (mil duzentos e doze reais) e que tenham concluído o ensino médio (ou estejam cursando o último ano).
Exame Único
A Uerj optou por manter o formato da seleção com um Exame Único. De acordo com o cronograma, a aplicação do Exame Único está marcada para o dia 4 de dezembro.
A avaliação contará com uma prova de redação em Língua Portuguesa e com uma prova objetiva constituída por 60 questões sobre as disciplinas ministradas durante o Ensino Médio. Para essa edição do Vestibular, a Uerj recomenda a leitura de dois livros:
- “Niketche – Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane, para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas;
- “Não me abandone jamais”, de Kazuo Ishiguro, para a prova de redação.
Vagas e resultados
A oferta total da Uerj para o Vestibular Estadual 2023 é de 6.256 vagas para diversos cursos de graduação. Haverá reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, para pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência.
A liberação da nota de redação e do número de acertos da prova objetiva está prevista para 20 de dezembro, com recebimento de pedidos de revisão das notas de redação entre 27 e 29 de dezembro.
De acordo com o edital, o resultado final, com a lista de convocados para a matrícula, será publicado em 1º de fevereiro de 2023.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também MEC publica resultado da Lista de Espera do ProUni 2022/2; saiba mais.