MEC publica resultado da Lista de Espera do ProUni 2022/2

O Ministério da Educação (MEC) libera nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, o resultado da seleção da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2022. Os candidatos deverão consultar o resultado através do Portal Único de Acesso.

De acordo com o novo cronograma, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão comprovar as informações de hoje até a próxima sexta-feira, dia 7 de outubro. A comprovação deverá ser feita através da entrega dos documentos indicados no edital nas instituições de ensino de oferta da bolsa de estudo.

A comprovação dos dados poderá ser feita de forma virtual ou presencial, a depender da orientação de cada instituição. 

Puderam participar da seleção da lista de espera os candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das opções de curso nas 1ª e 2ª chamadas regulares do ProUni 2022/2.

Seleção via notas do Enem

De acordo com o MEC, ao todo, o ProUni 2022/2 contou com a oferta de 190 mil bolsas, entre parciais e integrais.

O programa exige que o candidato tenha renda até um salário-mínimo e meio para concorrer às bolsas integrais, enquanto para as bolsas parciais, que ofertam 50% de desconto, a renda exigida é de até 3 salários-mínimos. 

A classificação dos inscritos foi feita a partir dos desempenhos obtidos nas duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, os candidatos puderam usar as notas do Enem de 2020 ou de 2021 para fins de classificação.

Puderam participar da seleção os estudantes que não possuem diploma de ensino superior e que se enquadram nos critérios de renda estabelecidos no edital. A concessão de bolsa exige comprovação de renda. Apenas os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica não precisam comprovar a renda estipulada no edital. 

Conforme decisão do MEC, pela primeira vez, o ProUni admitiu a inscrição de estudantes que cursaram o ensino médio em escola particular sem bolsa. No entanto, os egressos de escolar da rede pública têm prioridade na seleção.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UECE abre nesta segunda (3) período de inscrição para o Vestibular 2023/1; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.