A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) liberou nesta terça-feira, dia 9 de maio, o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular UEMA 60+. Desse modo, os candidatos já podem conferir as respostas no site da UEMA.
De acordo com o edital, têm direito à isenção candidatos que são membros de família de baixa renda e que podem comprovar os seguintes critérios:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
-
Ser membro de família de baixa renda;
-
Ser servidor ou dependente de servidor da UEMA.
Como o resultado divulgado hoje (9) é preliminar, os candidatos poderão interpor recursos para contestar as respostas da UEMA. O período para envio dos recursos segue aberto até 11 de maio de 2023. Após a análise dos recursos a UEMA deve liberar o resultado final da isenção na sexta-feira, dia 12 de maio.
Vestibular UEMA 60+
O período de inscrição do Processo Seletivo Simplificado para o Programa UEMA 60+ já está aberto. A seleção visa o ingresso nos cursos de graduação presenciais no segundo semestre de 2023. A oferta total da UEMA é de 66 (sessenta e seis) vagas.
O Programa UEMA 60+ é uma política afirmativa para a pessoa idosa acessar o ensino superior. A iniciativa foi aprovada em 2021 pelo Conselho Universitário e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição. Desse modo, poderão participar do Seletivo Simplificado UEMA 60+ 2023 os candidatos que tenham concluído integralmente o Ensino Médio e que comprove ter, na data da matrícula, idade igual ou superior a 60 anos.
De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 19 de maio de 2023. As inscrições devem ser feitas on-line, com o preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da UEMA.
Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, ou seja, dia 22 de maio. O valor da taxa é de R$ 50,00.
Provas
A aplicação das provas do Vestibular 2023 está marcada para o dia 18 de junho de 2023. A aplicação será no período das 13h às 18h (horário de Brasília).
O edital estabelece ainda que a avaliação contará com 44 questões objetivas sobre conteúdos referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e uma prova de redação da Língua Portuguesa. Desse modo, a avaliação vai contemplar as seguintes áreas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua
Inglesa, Língua Espanhola – 12 questões; - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia, Sociologia – 16 questões;
- Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Matemática, Física, Biologia, Química – 16 questões.
Oferta de vagas
As 66 vagas ofertadas pela UEMA são para ingresso em 11 opções de cursos de licenciatura ministrados nos campi de São Luís, Caxias, Timon, Lago da Pedra, e Coelho Neto. De acordo com o edital, as oportunidades são para os cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Pedagogia, Letras, Geografia, Química.
Resultados
Ainda de acordo com o cronograma, a UEMA divulgará o gabarito preliminar da prova objetiva no dia 18 de junho de 2023. Os interessados poderão interpor recursos nos dias 19 e 20 do mesmo mês. Após a análise dos recursos, a UEMA divulgará o gabarito definitivo no dia 27 de junho.
Já a publicação do resultado preliminar está prevista para o dia 30 de junho, enquanto o resultado final está previsto para o dia 10 de julho de 2023. A UEMA publicará a lista de convocados em 1ª chamada e as orientações para as matrículas.
O procedimento de matrícula deverá ser feito de forma presencial, com a apresentação de todos os documentos indicados no edital no prazo estabelecido pela Pró-Reitoria de Graduação da UEMA.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
Leia também IFMG divulga resultado preliminar dos pedidos de isenção referente ao Vestibular 2023/2; saiba mais.