A Universidade Estadual de Maringá (UEM) já divulgou a lista de obras literárias para o Vestibular de Inverno 2023. A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) publicou ontem, dia 5 de junho (segunda-feira), a relação das obras com o link de acesso ao respectivo arquivo no domínio público.
Desse modo, os interessados em participar do Vestibular de Inverno 2023 poderão acessar gratuitamente algumas das obras cobradas pela UEM. Confira aqui. Os textos cobrados nas questões de Língua Portuguesa e Literatura do processo seletivo que estão disponíveis em domínio público são os seguintes:
- Gregório de Matos, poemas selecionados: “Um calção de pindoba, a meia zorra”; “Se Pica-flor me chamais”; “Anjo no nome, Angélica na cara!”; “Discreta, e formosíssima Maria”; “Meu Deus, que estais pendente em um madeiro”.
- Álvares de Azevedo, poemas selecionados: “Pálida, à luz da lâmpada sombria”;
- “Lembrança de morrer”; “Já da morte o palor me cobre o rosto”; “Namoro a cavalo”; “Adeus, meus sonhos!”.
- Castro Alves, poemas selecionados: “Vozes d’África”; “Saudação a Palmares”; “O gondoleiro do amor”; “Boa noite”; “A queimada”.
- Olavo Bilac, poemas selecionados: “In Extremis”; “A um poeta”; “No cárcere”; “Língua portuguesa”; “Nel mezzo del camin”.
- Cruz e Sousa, poemas selecionados: “Acrobata da dor”; “Velhas tristezas”;
- “Violões que choram”; “Vida obscura”; “Cavador do infinito”.
- Machado de Assis, romance: “Memórias póstumas de Brás Cubas”;
- Artur Azevedo, peça: “Amor por anexins”.
Além dessas obras literárias que estão disponíveis para o público gratuitamente, a UEM exige a leitura de outros textos, entre os quais estão os seguintes romances:
- “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis;
- “Menino de engenho”, de José Lins do Rego;
- “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus.
Para conferir a lista completa de textos literários que podem cair na prova do, acesse o Manual do Candidato.
Inscrições abertas
O período de inscrição para o Vestibular de Inverno da UEM já está aberto. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de julho de 2023. Conforme as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas on-line, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site CVU.
A aplicação da prova está marcada para o dia 27 de agosto de 2023. O edital estabelece ainda que a avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre conteúdos das disciplinas ministradas durantes o Ensino Médio. Nesse sentido, a prova abarcará conhecimentos de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Além disso, os candidatos responderão também a uma prova de redação em Língua Portuguesa sobre tema da atualidade proposto pela UEM.
Vagas e resultado
Ainda de acordo com o edital, a oferta total da UEM para o Vestibular de Inverno 2023 é de 1.170 (mil cento e setenta) vagas para cursos graduação presenciais ministrados em diversos campi da universidade.
A UEM conta com um câmpus sede, em Maringá, e de seis câmpus regionais, instalados nos municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante de Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.
Haverá reserva de parte das vagas para as cotas sociais, para candidatos negros (pretos e pardos) e também para pessoas com deficiência (PcD). O candidato deverá fazer a opção por participar do sistema de cotas no momento da inscrição.
A divulgação do resultado final do Vestibular de Inverno 2023, com a lista de aprovados em 1ª chamada, está prevista para o dia 18 de setembro de 2023. A UEM ainda não informou as datas das matrículas, mas deve divulgar as orientações e documentos necessários para o registro acadêmico na mesma data de divulgação do resultado final.
Acesse o site da UEM para mais informações.
Leia também Inep abre período de inscrição para o ENEM 2023 nesta segunda-feira (5); veja como se inscrever.