UEL abre inscrições para seleção de Vagas Remanescentes

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu o período de inscrição para o preenchimento das vagas remanescentes do Vestibular 2023. De acordo com o cronograma, as inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 29 de maio de 2023, próxima segunda-feira.

As inscrições serão recebidas de forma virtual. Portanto, os interessados devem acessar o site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) no referido período e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. Para preencher o formulário, basta informar os dados de inscrição do Vestibular UEL 2023.

A inscrição deverá ser feita apenas para um único curso, turno e habilitação, conforme quadro de Vagas Remanescentes do Processo Seletivo Vestibular UEL 2023. Conforme o edital, não haverá cobrança de preço público para a inscrição neste processo seletivo.

Processo Seletivo de Vagas Remanescentes

De acordo com a Cops, esse processo de seleção para as vagas remanescentes do Vestibular da UEL conta com duas grandes novidades: a utilização da nota do Vestibular 2023 para fins de classificação e a adoção do sistema de cotas. Desse modo, somente os estudantes que participaram da última edição do vestibular da UEL poderão se inscrever nessa seleção.

Ainda conforme divulgado pela Cops, os candidatos que foram aprovados, mas não convocados no último vestibular, por estarem em colocações mais distantes, poderão se candidatar novamente em qualquer um dos cursos com vagas disponíveis.

Nesse sentido, a coordenadora da Cops, Sandra Garcia, explica que essas mudanças promovem mais chances para os estudantes acessarem à Universidade. “O objetivo é valorizar os candidatos que fizeram nosso Vestibular e desejam ingressar na instituição”, afirma ela.

As edições anteriores para preenchimento de vagas remanescentes considerava apenas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fins de classificação. Ainda de acordo com Sandra Garcia, essa mudanças foram implementadas a partir da definição de uma comissão formada por membros da Cops, Comissão Permanente de Seleção (Copese), Pró-Reitora de Graduação (Prograd) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL (Cepe).

Seleção e vagas

De acordo com o edital, para a classificação dos candidatos inscritos nesse Processo Seletivo de Vagas Remanescentes, a UEL vai utilizar três notas dos Vestibular 2023:

  • Nota da prova de Conhecimentos Gerais (1ª fase);
  • Nota das provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Redação;
  • Nota da prova de Conhecimentos Específicos (2ª fase).

Desse modo, a UEL fará a somatória das três notas, sem a aplicação de pesos, para selecionar os estudantes para o preenchimento das vagas.

Na seleção, a universidade também vai utilizar o sistema de cotas e a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD). Nesse sentido, os cursos com 5 ou mais vagas disponíveis poderão adotar a reserva de vagas. Caso o curso tenha menos de 5 vagas, todos os candidatos concorrerão pelo sistema universal.

Ainda conforme o edital, entre as vagas ofertadas, há oportunidades para os seguintes cursos: Arquivologia, Farmácia, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Filosofia (Licenciatura), Física (Bacharelado), Física (Licenciatura), Geografia, História (Licenciatura), Letras Espanhol (Licenciatura), Legras Francês (Bacharelado), Letras Inglês (Licenciatura), Letras Português (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Matemática (Bacharelado), Pedagogia, Química (Bacharelado), Química (Licenciatura), Secretariado Executivo, Serviço Social e Zootecnia.

Resultados

De acordo com o cronograma, a  publicação da lista dos candidatos inscritos está prevista para o dia 31 de maio de 2023. Já a divulgação do resultado final, com a lista de convocados em 1ª chamada, está prevista pata o dia 6 de junho, às 17h. A UEL prevê ainda uma 2ª convocação para o dia 14 junho, às 17h. Os candidatos deverão apresentar a documentação para a matrícula dentro do prazo estabelecido para garantir a vaga.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também IFS abre o período de inscrição para o Processo Seletivo 2023/2 para cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.