O Império Romano: vai cair na sua prova!
O Império Romano foi um dos maiores e mais importantes impérios de toda a história da humanidade.
Dessa maneira, não é de se surpreender que esse assunto seja tão abordado por questões de história geral, principalmente nos vestibulares.
O Império Romano: Introdução
O Império Romano foi, segundo estudiosos, um dos maiores impérios de toda a história da humanidade, ao lado do Império Mongol. Vale lembrar que o Império foi criado para substituir a República Romana.
Essa organização política dos romanos existiu durante cerca de 500 anos, se iniciando no ano de 27 a.C., com o imperador Júlio Cesar. O Império conhecia oficialmente o seu fim no ano de 476 d.C., em que houve a queda do Império Romano do Ocidente.
Os territórios do Império abrangiam três continentes: a Europa, a África e a Ásia. Os povos conquistados deveriam obedecer ao Imperador, autoridade máxima.
O Império Romano: Características
A origem de Roma, segundo historiadores, remonta à de união de vários pastores, na região onde hoje se localiza a Itália. Segundo uma famosa lenda, dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo teriam fundado a cidade-Estado de Roma no ano de 753 a.C., iniciando, assim, a primeira fase da história romana: a monarquia. Posteriormente, esse sistema seria substituído pela república e, por último, pelo império.
O Império Romano, criado em 27 a.C., deve boa parte de seu sucesso ao seu exército, que contava com conquistou o sucesso em boa parte por causa do seu exército, dividido nas chamadas legiões: divisões que eram lideradas por generais experientes para controlar insurreições em diferentes partes do território. No auge do Império, o exército romano contou com mais de 250 mil homens.
Outras características também podem ser citadas como as responsáveis por garantir a vastidão das propriedades do Império Romano:
- Economia dinâmica em todo o território, garantindo a união por meio das trocas comerciais
- A divisão em castros, ou seja, em comunidades autônomas, principalmente nos territórios da Península Ibérica
- As duras penas que seriam aplicadas àqueles que se rebelassem contra o Império e as suas leis
O Império Romano: Imperadores
O primeiro imperador romano foi Caio Otávio Caio Júlio César Otaviano Augusto, responsável por expandir o território da República Romana. Outras importantes figuras que comandaram o Império foram os imperadores Nero, Constantino, Tito, Trajano e Cláudio.
O último imperador do Império Romano do Ocidente seria Rômulo Augusto. O Império Romano do Oriente, por sua vez, terminaria no ano de 1453, com a Queda de Constantinopla, e seu último imperador seria Constantino XI.
O Império Romano: Divisão
A fim de otimizar a administração do Império, os seus territórios seriam divididos, no ano de 284 d.C., em duas partes: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e o Império Romano do Ocidente império com a capital em Roma, e o Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino, com capital em Constantinopla.
O Império Romano: A queda
Como mencionado, o Império Romano do Ocidente terminaria no século V d.C.. Porém, o seu declínio já podia ser observado muito tempo antes. Entre as principais causas que ocasionaram o fim do Império, podemos citar:
- As chamadas Invasões Bárbaras, iniciadas no século de II a.C
- A expansão do cristianismo, em contraposição ao politeísmo romano
- A falta de escravos devido à falta de conflitos, o que causou a ausência de mão-de-obra e uma consequente crise econômica
- Revoltas devido aos altos impostos cobrados
- A divisão entre oriente e ocidente, que acentuou ainda mais as diferenças e os conflitos entre os dois governos, facilitando invasões externas