TRT BA publica resultados de concurso público

Certame teve problemas na aplicação dos exames.

Os candidatos que participaram do último concurso do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT BA) já podem acessar os resultados provisórios das etapas objetivas e discursivas do processo seletivo.

A aplicação das provas foi no dia 04 de dezembro do ano passado para mais de 53 mil cidadãos.

Assim, os resultados contam com as notas que os candidatos obtiveram em cada etapa. Para acessá-los basta entrar no site oficial da Fundação Carlos Chagas (FCC), ou seja, a banca examinadora do processo seletivo.

Veja também: Conselho Nacional do Ministério Público abre novo concurso público

Então, de acordo com o edital do concurso, aqueles que não concordarem com as notas poderão efetuar um pedido de recurso, através do site da FCC. Contudo, é necessário se atentar pois o prazo se encerra nesta segunda-feira, 06 de fevereiro.

Como foram as etapas de seleção?

As duas provas que fizeram parte do certame do TRT BA foram no mesmo dia, em dois turnos distintos. Desse modo, na parte da manhã, os exames foram para a carreira de técnico e na parte tarde a aplicação foi para o cargo de analista.

A etapa objetiva, então, contou com 60 questões, sendo deste número 20 de Conhecimentos Básicos para todos os cargos, das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • Legislação.

Veja também: Concurso CAU-BA oferta oportunidades para nível médio e superior

Já as outras 40 questões abordavam Conhecimentos Específicos. Isto é, que se relacionavam com a área específico do candidato. Nesse sentido, cada cargo contou com um conteúdo programático próprio.

Aplicação dos exames sofreu com queda de energia

Mesmo após a divulgação do gabarito e dos resultados preliminares do certame do TRT BA, o concurso ainda se encontra em andamento. Isto é, visto que nem todos os candidatos conseguiram participar das provas em razão de uma queda de luz na aplicação da etapa na cidade de Salvador, capital do estado.

Um dos pontos de realização do exame acabou registrando uma queda de energia. Dessa forma, vários candidatos acabaram não conseguindo fazer as provas.

O problema fez com que alguns cidadãos que participavam do processo seletivo chegassem a registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Então, diante do ocorrido, o Tribunal do Regional do Trabalho do Estado da Bahia emitiu uma nota oficial em que relatou que vem analisando a situação para chegar em uma solução.

“O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) contratou a Fundação Carlos Chagas (FCC), empresa idônea e com expertise nacional, para a realização do concurso público para provimento dos cargos de servidores do Tribunal. Recebemos, através da imprensa, a informação de fatos preocupantes em um dos locais de prova após queda de energia. O TRT-5 está desde o domingo (4/12) mobilizado para se inteirar oficialmente dos fatos perante a FCC, o que possibilitará dar uma informação mais precisa da situação e seus desdobramentos”, diz a nota do órgão.

Banca também se manifestou

Na época, a Fundação Carlos Chagas, banca organizadora responsável pelo certame também comentou sobre a questão por meio de nota. Assim, indicou que todas as ações foram tomadas a tempo, além de seguir apurando a situação.

“Na aplicação realizada na ocorreu ausência de energia elétrica causada por furto de cabeamento interno da instituição de ensino supramencionada, tendo a Fundação Carlos Chagas tomado todas as providências necessárias para sanar a tempo a questão elétrica envolvida, inclusive com o aluguel de gerador. Eventuais intercorrências pontuais no local serão devidamente apuradas, sendo desde já refutada qualquer alegação de fraude, posto que absolutamente inverídica.”

Quais forma os cargos do concurso TRT BA?

A divulgação oficial foi no decorrer do segundo semestre do ano passado.
Assim, o edital do concurso do TRT BA contou com a oferta de vagas para o cargo de técnico, para aqueles que possuem o nível médio, e também para o posto de analista, carreira que exige nível superior.
Desse modo, as oportunidades para o quadro técnico se organizaram da seguinte maneira:

  • Técnico Judiciário –Área Administrativa (apenas o ensino médio);
  • Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Agente da Polícia Judicial (necessário carteira de motorista categoria B);
  • Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Enfermagem (curso técnico e registro no órgão de classe);
  • Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação (curso técnico).

A remuneração inicial para o posto é de R$ 7.591,37, contando com vencimento básico, Gratificação Judiciária (GAJ) e também o acréscimo de outros vencimentos, além de benefícios.
Além disso, a carreira de analista se dividia em:

  • Analista Judiciário – Área Administrativa (graduação em qualquer área);
  • Analista Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Contabilidade;
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Arquivologia;
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Arquitetura;
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia;
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia (Civil);
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia (Segurança do Trabalho);
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia (Elétrica);
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Estatística;
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Medicina;
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Medicina (Psiquiatria);
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Psicologia;
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Serviço Social;
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Tecnologia da Informação;
  • Analista Judiciário – Área Judiciária;
  • Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal.

Esta carreira, portanto, oferta uma remuneração inicial de R$ 12.455,30. Isto é, com vencimento básico, Gratificação Judiciária e acréscimo de outros benefícios.

Como funciona o TRT BA?

Aqueles que desejam trabalhar no órgão devem conhecer melhor seu funcionamento.
Nesse sentido, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região possui sede em Salvador, estado da Bahia. Assim, a autarquia faz parte da Justiça do Trabalho e se vincula ao Poder Judiciário.

O órgão se instalou enquanto Conselho Regional do Trabalho em 20 de maio do ano de 1941. Na época possuía duas Juntas de Conciliação e Julgamento na Rua Argentina, no bairro do Comércio.

Então, após sua criação, a entidade só passou a se chamar Tribunal Regional do Trabalho em 1946, quando passou a integrar o Poder Judiciário nos termos do Decreto-Lei nº 9.797, de 9 de setembro de 1946.

Veja também: Concurso Banco do Brasil indica como será a ordem de convocação?

De acordo com o regimento interno, o TRT BA se compõe por um grupo de 29 desembargadores. Atualmente, o órgão é presidido pela desembargadora Débora Maria Lima Machado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.