TRE SP: Quais cargos vai ofertar no concurso unificado?

Veja lista

Edital vai sair em breve

Com edital iminente, aumenta-se a curiosidade sobre os cargos que os órgãos vão ofertar. E sobre o TRE SP? Veja mais.

Tire todas as suas dúvidas.

TRE SP e vagas

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP) está prestes a lançar o edital do concurso TSE Unificado, trazendo uma variedade de oportunidades para aqueles que almejam ingressar na Justiça Eleitoral.

As especialidades anunciadas pelo TRE SP para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário são:

Para o cargo de Técnico Judiciário do TRE SP

  • Área Administrativa;
  • Área Apoio Especializado – Operação de Computador;
  • Área Apoio Especializado – Programação de Sistemas.

Para o cargo de Analista Judiciário:

  • Área Administrativa;
  • Área Judiciária;
  • Área Apoio Especializado – Análise de Sistemas;
  • Área Apoio Especializado – Engenharia;
  • Área Apoio Especializado – Serviço Social;
  • Área Apoio Especializado – Biblioteconomia;
  • Área Apoio Especializado – Medicina;
  • Área Apoio Especializado – Psicologia;
  • Área Apoio Especializado – Contabilidade;
  • Área Apoio Especializado – Estatística.

Sobre o CR do TRE SP

Essa diversidade de áreas oferece oportunidades para profissionais com diferentes formações e experiências, abrindo caminho para uma equipe qualificada e diversificada no TRE SP.

No concurso para o cargo de Analista Judiciário no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP), algumas áreas, como Contabilidade, Estatística, Psicologia, Serviço Social, Medicina e Biblioteconomia, disponibilizarão vagas apenas para formação de cadastro de reserva.

É importante ressaltar que todos os cargos exigirão formação de Nível Superior, garantindo que os candidatos tenham a qualificação necessária para desempenhar suas funções com excelência.

Além disso, o Cebraspe foi escolhido como banca organizadora do TRE SP e, portanto, do certame, o que confere credibilidade e seriedade ao processo seletivo. As provas serão aplicadas nas cidades-sede dos tribunais eleitorais, de forma simultânea, proporcionando igualdade de condições aos candidatos em todo o estado de São Paulo.

 

TRE SP: Quais cargos vai ofertar no concurso unificado?
TRE SP: Quais cargos vai ofertar no concurso unificado? Imagem: Reprodução

TSE Unificado

A publicação iminente do edital do concurso TSE Unificado, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), traz expectativas para milhares de candidatos interessados em oportunidades nos cargos de técnico e analista, ambos de nível superior.

O processo está em fase final de resolução de questões logísticas e de contrato entre a comissão organizadora e o Cebraspe, renomada banca examinadora.

Serão disponibilizadas um total de 520 vagas para esses cargos, representando uma excelente oportunidade para profissionais qualificados ingressarem na Justiça Eleitoral.

Vale destacar que esta não será a primeira vez que o TSE realiza um concurso unificado. Em 2007, o órgão promoveu um edital destinado ao preenchimento de vagas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) do Rio de Janeiro, Rondônia, Acre e Roraima.

Criação de cargos

A Justiça Eleitoral deu um passo significativo para suprir suas necessidades de pessoal ao protocolar o Projeto de Lei 4/24, que prevê a criação de 474 novos cargos. Desse total, 232 são destinados ao cargo de Analista Judiciário e 242 para o cargo de Técnico Judiciário.

O aumento do número de eleitores, candidaturas e processos judiciais e extrajudiciais tem exigido uma maior estrutura e recursos humanos por parte da Justiça Eleitoral. Essa iniciativa visa atender a essa demanda crescente, garantindo uma prestação de serviços mais eficiente e ágil, além de fortalecer o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro como um todo.

É importante ressaltar que o projeto de lei ainda passará por análise das comissões permanentes da Câmara dos Deputados antes de ser deliberado. Esse é um procedimento padrão para garantir a adequação e a legalidade das propostas legislativas antes de sua aprovação final.

Cargos vagos

De acordo com o levantamento realizado em março de 2023, os Tribunais Regionais do Trabalho apresentam uma quantidade significativa de cargos vagos. No total, são 495 vagas em aberto, sendo 177 para o cargo de Analista e 318 para o cargo de Técnico.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui 12 cargos vagos, distribuídos em 4 para Analista e 8 para Técnico. Já nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), a situação varia de acordo com cada estado. Por exemplo, o TRE de São Paulo lidera com 253 vagas, seguido por Minas Gerais com 87 vagas, e Rio de Janeiro com 15 vagas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.