A Transpetro vem se preparando para a divulgação de seu novo certame neste ano de 2023. Assim, o edital de lançamento do processo seletivo já se encontra em andamento e conta com banca organizadora contratada.
Contudo, até o presente momento, ainda não houve divulgação do nome da empresa responsável pela organização do novo concurso.
Em seu último processo seletivo, a Transpetro efetuou a contratação da Fundação Cesgranrio. Assim, esta ficou responsável por comandar as inscrições, aplicação das avaliações e divulgação do resultado final do certame.
No entanto, ainda não é possível confirmar maiores informações sobre quais serão as ofertas de carreiras, número de vagas, prazos e níveis de escolaridade, por exemplo.
Recentemente, a Transpetro comentou sobre o assunto. Por meio de sua assessoria de imprensa, então, ela informou que “até o momento, não há previsão de abertura de processos seletivos. Estes, quando ocorrem, são amplamente divulgados, sendo os editais disponibilizados também na página da Transpetro”.
Veja também: Quando será a votação do reajuste salarial de servidores?
A Petrobras Transporte S.A. – Transpetro é uma empresa brasileira que atua no setor de transporte e logística para clientes na indústria de óleo, gás e biocombustíveis do Brasil.
Último concurso da Transpetro foi em 2018
O último processo seletivo da empresa ocorreu durante o ano de 2018 e contou com a oferta de 1.650 oportunidades. Isto é, sendo deste número 156 para ingresso imediato e outras 1.494 para formação de cadastro de reserva.
Todas as vagas se destinaram a cargos de nível médio, técnico e superior, com uma remuneração inicial de até R$ 10,7 mil.
Nesse sentido, o grande destaque do processo seletivo foi para o posto de técnico de administração e controle júnior, carreira para candidatos que possuem, pelo menos, o nível médio de escolaridade.
Durante o evento, então, foram 150 vagas para o cargo, sendo 15 para entrada imediata e outras 135 para formação de cadastro de reserva.
Veja também: Inmet pede novo concurso ao governo
No que diz respeito à lotação, a maior parcela das oportunidades foi para o Rio de Janeiro, cidade onde está a sede da Transpetro.
Contudo, o concurso também contou com vagas para os estados de São Paulo, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Confira cada um dos cargos do concurso de 2018
Primeiramente, para nível médio o concurso da Transpetro ofertou o cargo de:
- Técnico de administração e controle júnior.
Além disso, exigindo nível médio ou técnico foram:
- Técnico ambiental júnior;
- Técnico de faixa de dutos júnior;
- Técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior;
- Técnico de manutenção júnior – Automação;
- Técnico de manutenção júnior – Elétrica;
- Técnico de manutenção júnior – Mecânica;
- Técnico de operação júnior;
- Técnico de suprimento de bens e serviços júnior.
Por fim, as vagas para nível superior na Transpetro foram de:
- Administrador júnior;
- Advogado;
- Analista de comercialização e logística júnior – Comércio e Suprimento;
- Analista de comercialização e logística júnior – Transporte Marítimo;
- Analista de sistemas júnior – Infraestrutura;
- Analista de sistemas júnior – Processos de Negócio;
- Analista de sistemas júnior – SAP;
- Analista financeiro júnior;
- Contador júnior;
- Economista júnior;
- Enfermeiro do trabalho júnior;
- Engenheiro júnior – Automação;
- Engenheiro júnior – Civil;
- Engenheiro júnior – Elétrica;
- Engenheiro júnior – Geotécnica;
- Engenheiro júnior – Mecânica;
- Engenheiro júnior – Naval;
- Engenheiro júnior – Processamento (Químico);
- Engenheiro júnior – Produção;
- Engenheiro júnior – Telecomunicações;
- Médico do trabalho júnior;
- Profissional de comunicação júnior – Jornalismo;
- Profissional de meio ambiente júnior.
Como foram as provas do último concurso?
Todos os candidatos que participaram do último processo seletivo da Transpetro passaram por uma prova objetiva. A exceção, contudo, foi para o posto de Advogado Júnior, que também contou com uma avaliação discursiva.
O exame objetivo contou com 60 questões para as carreiras de nível médio e técnico. Já para as áreas que exigiam nível superior, a avaliação contou com 70 questões.
Assim, a etapa objetiva para os cargos de níveis médio e médio/técnico apresentaram 20 questões de Conhecimentos Básicos, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. Ademais, a prova ainda contou com outras 40 questões de Conhecimentos Específicos.
Para a carreira de técnico de administração e controle júnior, as disciplinas foram: Processos Administrativos e Legislação, além de Logística e Contabilidade.
Então, a fim de obter a aprovação na etapa, o candidato deveria alcançar a metade dos pontos nas questões sobre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Além disso, era necessário não zerar as disciplinas de Português e Matemática.
Já as avaliações para os cargos de nível superior contaram com uma prova objetiva de 70 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos, sobre Português (10 questões) e Inglês (10 questões). As demais 50 questões abordavam assuntos sobre Conhecimentos Específicos da carreira do candidato.
Para conseguir se aprovar, o participante deveria obter a metade da pontuação de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerar as disciplinas de Português e Inglês.
Além disso, os candidatos que concorriam a carreira de advogado passaram por uma prova discursiva com duas questões, cada uma com o valor de dez pontos. Para se aprovar o candidato também deveria alcançar, pelo menos, a metade da pontuação.
Lula confirma ampliação de frota de navios da Transpetro
Durante a última semana, em seu discurso de 100 dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou que a frota de navios da Transpetro será ampliada no decorrer de sua gestão. Assim, o objetivo será de fortalecer a indústria naval.
No decorrer de sua fala, Lula também reforçou a posição da estatal sobre a entrada em novos setores energéticos. Isto é, como no caso do estudo de novos combustíveis renováveis.
“Presta atenção, ministro de Minas e Energia, no que eu vou falar agora: a Petrobras financiará pesquisa para novos combustíveis renováveis e, ao mesmo tempo, retomará o papel de protagonista nos investimentos, ampliando a frota de navios da Transpetro e gerando emprego em nossos estaleiros”, discursou, em reunião ministerial para simbolizar a marca de cem dias de gestão.
Nesse sentido, a contratação de novos servidores para o quadro de funcionários da Transpetro foi um dos principais pilares do plano de reformulação da indústria naval durante os governos do PT.
Veja também: EXCELENTE NOTÍCIA para quem estuda para concursos públicos
Assim, a fala do atual presidente sobre o investimento em novas tecnologias e também o seu histórico de contratações à empresa fortalecem ainda mais a expectativa sobre o lançamento de um novo concurso público da Transpetro.