Concurso TSE Unificado: nomeações ainda em 2023; saiba mais!

Confira todos os detalhes

Mais uma vez o concurso TSE Unificado ( Tribunal Superior Eleitoral) foi pauta de reunião. Na última semana, o assunto foi debatido entre o diretor geral do Tribunal Superior Eleitoral, Rui Moreira, e a Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União).

A solicitação foi que houvessem novos esclarecimentos sobre o cronograma, estimativa de nomeações e mais detalhes sobre o concurso TSE Unificado.

Vale destacar que os gestores ainda aguardam parecer técnico-jurídico e aprovação da resolução correspondente em plenário, mas estima-se a possibilidade de iniciar as nomeações ainda este ano – 2023.

Aos candidatos que têm dúvida, as provas poderão ser realizadas em qualquer estado, contudo, no momento de inscrição, os interessados deverão sinalizar em qual lugar estão concorrendo à vaga.

Thayanne Fonseca, secretária de gestão de pessoas do TSE, detalhou que os dois editais serão abertos, sendo um para cargos de técnicos e outro para analistas. Contudo, ainda está em decisão a exigência de nível superior para o cargo de técnico.

Sobre os servidores requisitados

Ainda está em pauta o destino dos servidores requisitados, ou seja, aqueles que vieram de outros órgãos sob solicitação do TSE.

Contudo, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, deixou claro que a permanência dos servidores ficará firme até 2025, isso porque deve-se considerar também dois fatores:  a realização das eleições de 2024 e o trabalho subsequente da Casa.

O anúncio sobre a prorrogação aconteceu na semana passado, mais precisamente no dia 11 de abril. Entretanto, é fundamental destacar que o quadro de servidores e as necessidades e deveres da Justiça Eleitoral serão reavaliados.

Além disso, a transição para cenário com menor possibilidade de requisitados, perspectivas de permanência das limitações orçamentárias e introdução de novas tecnologias, assim como, formas de prestação do serviço eleitoral também serão outros pontos a serem analisados.

Mais detalhes sobre o concurso TSE Unificado

O concurso TSE Brasil ( Tribunal Superior Eleitoral) tem a previsão para ser divulgado no segundo semestre de 2023, mais precisamente em agosto.

A informação foi apresentada pelo Diretor-Geral do TSE, Dr. Rui Moreira, que também deixou claro que as provas serão em setembro.

O certame será na modalidade unificada, isto é, será um mesmo edital para todos os órgãos TREs que decidirem participar da seleção mais o TSE.

Segundo apurações, além do TSE, 16 TREs já confirmaram oficialmente o interesse em participar da seleção: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Sul, Maranhão, Distrito Federal e Paraná.

Mais de 500 vagas para o concurso TSE Brasil

De acordo com a LOA – Lei Orçamentária Anual- espera-se que sejam liberadas 515 vagas, divididas entre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

São 505 vagas para provimento em cargos já existentes e a criação de 10 novas vagas  entre os cargos de técnico e analista judiciário.

As provas poderão ser realizadas na cidade que o candidato reside, podendo concorrer para vagas em outros estados de sua escolha. Sobre as nomeações, estão previstas para o ano de 2024.

Liberação do edital

O concurso TSE Brasil ( Tribunal Superior Eleitoral) pode acontecer a qualquer momento. Mediante expectativas, todas as informações envolvendo o certame deverão ser esclarecidas o quanto antes.

O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, afirmou que há orçamento alocado para realização da seleção.

Sobre o concurso, contou que existe uma possível banca para organização da seleção e aplicação das provas. A empresa será responsável por receber as inscrições, assim como viabilizar as etapas do certame.

Vale pontuar que Moreira não informou os possíveis nomes, contudo, esclareceu que a banca escolhida para conduzir o certame de 2006 foi a Cebraspe.

As informações foram passadas pelo diretor-geral do TSE durante o 80º encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro, em São Luís, no Maranhão.

Porém, como serão as provas?

Conteúdos concurso TRE Unificado

As provas contarão com conteúdos gerais e específicos, as informações são da Resolução 23.391. Contudo, entre os demais conteúdos, quatro assuntos estarão em sua prova e poderão ser um dos mais cobrados. São eles:

  • Gramática e interpretação de texto da língua portuguesa;
  • Noções de informática;
  • Normas aplicáveis aos servidores públicos federais;
  • Regimento interno do respectivo Tribunal.

Vale lembrar que é possível que as provas também cobrem etapa discursiva. Neste caso, o candidato pode se deparar com um tema atual e poderão versar sobre tema relacionado à área de atividade ou à especialidade do cargo.

A prova de títulos pode ser uma das etapas obrigatórias do certame. Já a fase de aptidão física deverá ser cobrada nos seguintes cargos: Técnico Judiciário, Área Administrativa, Especialidade Segurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.