Inmet pede novo concurso ao governo

Órgão se encontra com déficit de servidores.

Em razão do déficit de servidores no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o órgão encaminhou uma solicitação ao Governo Federal com um conjunto de reinvindicações.

Entre os pontos do documento, então, está um pedido para a abertura de um novo edital de concurso público. Assim, seria possível promover a reposição de seu quadro de servidores, o que não ocorre há mais de 15 anos. 

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) enviou o pedido ao atual ministro da Agricultura e Abastecimento, Carlos Fávaro. Isto é, pasta que inclui o Instituto Nacional de Meteorologia.

Veja também: EXCELENTE NOTÍCIA para quem estuda para concursos públicos

No entanto, para além do concurso, o Inmet também tem outros pedidos.

Inmet solicita plano de carreira

Além do lançamento de um novo edital para a recomposição de servidores, o Inmet também efetuou o pedido para a contratação de servidores por meio do plano de carreira. 

Nesse sentido, os funcionários do instituto indicam os impactos no órgão em razão de sucateamento durante a gestão de Jair Bolsonaro.

Além disso, os servidores também destacaram que, desde o ano de 2019, ocorreram 194 saídas. Contudo, até o momento a reposição destes servidores não ocorreu, sendo que a autarquia não lança um novo edital desde o ano de 2006. 

Ademais, a carta aberta da confederação também solicita uma melhora da comunicação entre a autarquia e o Governo Federal. Nesse sentido, o documento cita a possibilidade de negociação com os funcionários do órgão para a definição de um orçamento suficiente para proporcionar melhores condições aos servidores. 

Por fim, também existe um pedido sobre a separação do órgão da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI). 

“As coordenações técnicas que respondem por estas interações foram desviadas para funcionários da secretaria. Esta mudança estrutural levou a um quadro de desmantelamento institucional, no qual toda a gestão orçamentária e financeira passou a ser feita na Sede, em Brasília, pela SDI – dificultando a fiscalização descentralizada -, e quatro de suas dez sedes regionais (Distritos de Meteorologia, ou DISMEs) foram extintas”, diz trecho do documento. 

Até o presente momento, não houve divulgação sobre a realização de um novo processo seletivo ao órgão. Isto é, visto que não existe nenhuma liberação do Governo Federal.

No entanto, o Inmet vem enviando vários pedidos, mas sem uma resposta favorável.

O que o Inmet pediu para seu próximo concurso

Frequentemente o Inmet vem solicitando ao Governo Federal a liberação de um novo certame para recompor seu quadro de servidores.

Desse modo, o último contou com a solicitação de 242 oportunidades para cargos de níveis médio e superior. O pedido, então, apresentava cinco cargos.

Primeiramente, exigindo nível médio estavam os cargos de:

  • Assistente em ciência e tecnologia: 18 vagas; 
  • Técnico de desenvolvimento tecnológico: 94 vagas.

Ademais, para nível superior, o órgão solicitou:

  • Analista em ciência e tecnologia: 44 vagas; 
  • Pesquisador de ciência e tecnologia: 10 vagas; 
  • Tecnologista de desenvolvimento tecnológico: 76 vagas.

Contudo, o Inmet recebeu mais uma resposta negativa sobre sua solicitação.

Na época o órgão fazia parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Isto é, que foi a pasta que enviou a solicitação ao Governo Federal, sendo o pedido negado pelas seguintes justificativas:

“…ainda não tivemos sucesso, por motivos de conhecimento público, dentre eles, dificuldades orçamentárias do Governo Federal. Segundo informação do próprio ME, não existe previsão de quando isto poderá acontecer.”

Em resposta ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), o órgão relatou que “muitas tem sido as ações deste Instituto no sentido de se conseguir nova autorização junto ao Ministério da Economia para provimento de cargos para recomposição do seu quadro de servidores via concurso, na carreira de ciência e tecnologia.”

Último concurso seria em 2015

O último edital de lançamento de um certame ao Inmet ocorreu em 2015 e contou com a oferta de 242 vagas.

Na época, então, o processo seletivo teve a Consulplan como banca examinadora. Isto é, responsável por atos como as inscrições, aplicações de provas e resultados, por exemplo.

Na época, todos os candidatos que participaram do processo seletivo foram submetidos a avaliações objetivas. A etapa aconteceu nas mesmas cidades que apresentavam vagas.

Além disso, os cargos de nível superior também contaram com uma prova discursiva e de títulos.

A prova objetiva, contou com 50 questões, em assuntos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

O edital indicava que o período de validade seria de dois anos, a partir da homologação do resultado final. Contudo, seria possível estender o prazo por igual período, caso houvesse necessidade.

Veja também: MCTI terá novo concurso público neste ano de 2023

É importante salientar que, no entanto, que o concurso não chegou a acontecer, pois foi acabou sendo suspenso enquanto se encontrava em andamento. Portanto, o último concurso do Inmet com nomeação de servidores foi em 2006, ou seja, há 17 anos.

Quais seriam as oportunidades em 2015?

Caso o concurso do Inmet de 2015 tivesse ocorrido, de fato, ofertaria 242 vagas da seguinte forma:

  • Pesquisador: 34 vagas nas classes assistente, adjunto e associado, para as áreas de meteorologia, estatística, hidrologia, ciência da computação, sensoriamento remoto e agronomia; 
  • Analista: 44 vagas para as classes júnior e pleno I, para as especialidades de meteorologia, telecomunicações, estatístico, jornalismo, publicidade, administração, advocacia, contabilidade e economia; 
  • Tecnologista: 52 vagas nas classes júnior, pleno I e pleno II, para as áreas de meteorologia, tecnologia da informação e engenharia; 
  • Assistente: 38 vagas para as especialidades de auxiliar de meteorologia, assistente TI, técnico em contabilidade e técnico administrativo; 
  • Técnico: 74 vagas nos setores de meteorologia, informática, laboratório, eletrônica e operacional.

Assim, as vagas do edital se destinaram às cidades de Brasília, São Paulo, Manaus, Belém, Recife, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro.

Ademais, os salários iniciais variavam entre R$ 3.045,83 a R$ 11.993,69 para uma jornada de trabalho 40 semanais.

É possível que o próximo concurso ofereça oportunidades semelhantes. No entanto, ainda não é possível confirmar. Portanto, os candidatos que desejam trabalhar no Inmet devem continuar acompanhando as atualizações do órgão e do Governo Federal.

Veja também: Dataprev poderá ter novos concursos públicos em breve

Recentemente, a nova gestão indicou que fará a liberação de 3 pacotes de concursos neste ano de 2023. Logo, muitos esperam que o certame para o Inmet esteja dentre os blocos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.