Transformar a empresa em franquia: quando?

Confira como descobrir se esse momento chegou para o seu negócio

Será que a sua empresa tem potencial para se transformar em franquia? Qual é o momento certo para realizar a mudança? Hoje, nós vamos indicar qual é o momento de transformar a empresa em franquia.

Quando os empreendedores procuram formas de fazer sua empresa crescer, é inevitável que a palavra “franquia” venha à tona. Por isso, hoje, apresentaremos algumas análises a serem feitas na empresa antes de transformar o seu negócio em franquia. 

A hora certa será quando você conseguir atender a todas as análises recomendadas!

Como transformar a empresa em franquia -- Reprodução Canva
Como transformar a empresa em franquia — Reprodução Canva

Analise a situação atual de sua empresa

Avalie se a sua empresa tem algum diferencial que seja competitivo no mercado para, só então, pensar em transformar sua empresa em franquia.

Além disso, tenha certeza de que o seu negócio possui a estrutura necessária para ser uma rede franqueadora. De nada adianta querer transformar a sua empresa em franqueadora e não ter estrutura suficiente para produzir os produtos e/ou serviços que atendam a todos os franqueados.

Para tanto, não considere o tamanho de sua empresa, pois micro e pequenas empresas podem ser franqueadoras, entrando na categoria de nanofranquias ou microfranquias, o que é um excelente investimento.

Planeje e se adeque ao modelo de franquias

Para planejar e entender quando transformar a empresa em franquia, é preciso:

  • Construir o modelo de negócios: pense sobre quais são os atrativos, as parcerias e os custos necessários para o bom desenvolvimento da marca. Especifique todos os processos envolvidos no negócio, o que é permitido e o que é proibido ao franqueado para usar a sua marca. Estabeleça o know-how do franqueador, deixando claro as suas experiências com o negócio, além de prever o treinamento para que o franqueado tenha as maiores informações sobre o negócio.
  • Desenhar o modelo de negócio: para isso, defina o modelo do franqueador, decida sobre os royalties, quais as formas de receita do franqueador e defina qual o tipo de apoio que você dará ao franqueado. Tenha uma estrutura de loja matriz, para que o franqueado sinta como são os processos da franqueadora.
  • Elaborar o plano de negócios do franqueado: neste momento, é preciso deixar claro os investimentos necessários, o prazo de retorno e as possibilidades de faturamento mensal.
  • Desenvolver o plano de negócios do franqueador: o negócio tem que ser bom para todos, por isso, faça também o plano do franqueador, estabelecendo quais os possíveis  royalties, as taxas de franquia e os outros custos para suporte ao franqueado.

Faça o registro de sua marca

A sua marca, ao ser uma franquia, vai ter que ceder o uso para terceiros. Dessa forma, é necessário que você tenha registro para, assim, protegê-la e evitar problemas com a utilização indevida.

Você só é dono de sua marca a partir do momento em que  realiza o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Consulte a sua estrutura jurídica 

A estrutura jurídica envolve a elaboração da COF (Circular de Oferta de Franquia), que dará os rumos jurídicos para a franquia e, assim, será possível construir relações entre franqueados e franqueadores.

Franquia como uma opção

Para que sua empresa cresça, considere a abertura de filiais ou, até mesmo, de transformar a empresa em franquia. Porém, para minimizar os riscos, expanda próximo à matriz, pelo menos no primeiro momento. Assim, é possível prever os resultados, ter maior visibilidade da marca e realizar ações de marketing direcionadas ao espaço físico.

Faça a seleção de possíveis franqueados

Para tanto, procure por pessoas que possuam perfil empreendedor e tenham condições financeiras planejadas, para que, assim, assumam os gastos com investimentos iniciais e capital de giro necessário para estabilizar o negócio.

Estabeleça um relacionamento saudável 

Preze por relações saudáveis entre você e seu franqueado. Seja correto, educado e responsável. Utilize sistemas informatizados para gerar uma boa interação e gere relatórios para ter em mãos todas as informações sobre a parceria

Por fim, lembre que a franquia pode ser uma opção excelente para a expansão da sua empresa, mas é preciso que você conheça todos os passos para se tornar um franqueador. Além disso, principalmente, é preciso estar predisposto para iniciar com as franquias. 

Respondendo a questão que surgiu logo no início do texto: o melhor momento para transformar a sua empresa em uma franquia é quando se tem a clareza de todos passos para fazer a mudança. Além, é claro, de entender suas vantagens e desvantagens! Assim, com tantas informações, temos certeza que o sucesso da expansão do seu negócio será certeiro! Boa sorte e bons negócios!

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