A educação é, sem dúvidas, um dos principais pilares de desenvolvimento das sociedades no mundo contemporâneo.
Por isso, o investimento contínuo no ensino é percebido como uma ação estratégica de fundamental importância na ascensão de países à condição de nações desenvolvidas e com influência no cenário global.
As constantes transformações que ocorrem no mundo, influenciadas, principalmente, pelo surgimento de novos modelos de comunicação e mudanças na forma de consumo e de enxergar o mundo da sociedade, expuseram a necessidade não apenas de se investir em conhecimento, mas também na adoção de novas metodologias de ensino para a educação seguir acompanhando o desenvolvimento humano.
A produção do saber é uma ação que envolve foco e investimento múltiplo em diferentes frentes educacionais.
Neste sentido, a aprendizagem da língua inglesa tornou-se um dos preceitos mais importantes do mundo moderno.
Elevada à posição de idioma global, a exigência do domínio do inglês para conseguir oportunidades acadêmicas ou profissionais no país ou exterior tornou-se comum.
Por isso, o número de instituições, como as escolas bilíngues que se propõem a ensinar outro idioma, cresceu substancialmente nos últimos anos.
Além de vários estudos defendendo que o contato com um segundo idioma deve acontecer ainda na infância, a maior atenção dada ao bilinguismo ajudou a aumentar a responsabilidade dessas instituições no que diz respeito à produção de conhecimento.
Com uma atuação voltada, essencialmente, à Educação Básica até o Ensino Médio, tais instituições precisaram avançar nas metodologias de ensino aplicadas para proporcionar ao público uma estrutura linguística e cultural de valor.
As transformações pelas quais as sociedades passaram ao longo dos anos provocaram mudanças profundas na forma de pensar e agir dos indivíduos.
Expostos a um mundo de possibilidades e constantes desafios, os cidadãos deixaram de lado preocupações comuns de outras épocas como aquelas relacionadas à vida profissional, por exemplo.
Assim, as fronteiras geográficas e do conhecimento, culturalmente impostas e que delimitavam o desenvolvimento pessoal, foram superadas pelo avanço civilizatório que permitiu às sociedades atuarem de forma global e interligadas.
Diante de tantas mudanças, a educação bilíngue também se transformou para conseguir acompanhar esse processo evolutivo.
Assim, o ensino deixou de perceber os alunos como receptores passivos do conhecimento, e passou a vê-los como agentes ativos na produção do saber.
Dessa forma, a aprendizagem prática e teórica foi reforçada para proporcionar não apenas a fluência em inglês, mas para estimular a capacidade dos estudantes de resolverem com eficiência os desafios do mundo moderno.
Assim, a formação proporcionada pela educação bilíngue tornou-se o pilar central de transformação e desenvolvimento sociocultural das pessoas, contribuindo, fundamentalmente, para a construção do pensamento crítico, habilidade de comunicação e raciocínio lógico, além de ajudar na promoção da mentalidade construtiva, conceito que estimula os estudantes a explorarem todo o potencial de suas mentes.
Em contraste ao passado, cada vez mais, o mundo se guia por relações dinâmicas, em que conceitos e visões mudam constantemente para se adequar às percepções da sociedade.
Assim, o processo de ensino bilíngue é estratégico na medida em que se guia por referências globais no fazer pedagógico para proporcionar experiências de impacto aos alunos, agregando valor e estimulando a capacidade criativa.
Com isso, os investimentos educacionais impactam diretamente na formação sociocultural de cidadãos bilíngues com potencial e competência para atuar no ambiente interno e externo.
Nesta perspectiva, as experiências vivenciadas em sala de aula fornecem aos alunos o preparo necessário para que explorem sua capacidade máxima na produção de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social.
Portanto, é necessário adotar uma visão estratégica para a educação que entenda o seu real impacto na sociedade.
Em um mundo cada vez mais interligado e com múltiplas oportunidades, ser bilíngue é fundamental, mesmo para aqueles que desejam atuar apenas em seu país.
Por fim, o processo de ensino-aprendizagem tem um papel muito importante na preparação dos alunos em questões como linguística e intercultural, para que eles possam explorar toda a sua capacidade em qualquer ambiente de trabalho ou pesquisa.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PlayPen | ECJ.
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