Quer fluência no inglês? Veja a importância dos conectores

Os conectores também chamados de conectivos ou articuladores do discurso, são palavras que têm o poder de deixar o inglês mais elegante. 

Não é à toa que muitos estudantes universitários buscam entender melhor essa classe gramatical, para que consigam redigir trabalhos e estudos com uma linguagem mais rebuscada. Saber usá-los é elevar o seu inglês para outro nível.

Assistir aos discursos de um dos maiores líderes mundiais – o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – é uma aula de como empregar bem os conectores. Frases que poderiam ser muito mais simples são incrementadas e deixam a performance, naturalmente, mais bonita.

Sempre que os conectores são utilizados, eles criam uma ligação lógica entre a frase e o que você quer dizer. 

O uso correto deles traz cada vez mais solidez e clareza ao argumento que está sendo apresentado e usá-los não é tão difícil quanto parece.

O “first of all” é um exemplo de conectivo. Mas, eles são muitos. “In reference to”, “regarding”, “to begin/start with”, “also”, “besides”, “too”, “before” e “next” são apenas mais alguns exemplos dessa lista que é bastante extensa. 

E por mais que sejam pequenas palavras ou expressões, não é efetivo apenas decorá-las.

Sendo assim, veja algumas dicas selecionadas por Márcio Cafezeiro, diretor pedagógico da IP School, para que você consiga incluir esses articuladores no seu discurso, tornando seu inglês mais elevado e de uma maneira que funcione. Confira:

Entendê-los

Busque saber o significado de cada conector e os coloque em situações do seu dia a dia. Essas palavras de ligação são numerosas, podendo ser preposições, advérbios e muito mais. Não é difícil encaixá-las nas frases se você souber o que elas querem dizer.

Não decore

Em uma busca pela internet, não é difícil encontrar listas dos conectores mais usados na língua inglês. Mas, mesmo sabendo quais são, não é interessante tentar apenas decorá-los.

Crie uma lista

Sabendo quais são e o que significa cada um deles, você precisa começar a identificar quais dessas palavras mais fazem parte da sua rotina. Algumas delas – como o “and”, o “now” e o “but” são faladas a todo momento, por todo mundo. 

Mas e você? O que mais utiliza no seu vocabulário? Faça essa identificação e crie uma lista, que pode começar com apenas três conectivos. Conforme eles estejam cada vez mais incluídos nas suas frases, comece a aumentar essa lista.

Preste atenção

Assistir a filmes, talk shows e palestras são ótimas maneiras de compreender os conectores e saber em quais frases incluí-los. 

Por isso, é importante ficar sempre atento, já que isso irá facilitar seu entendimento e ajudar na hora de incrementar seus argumentos.

Não tenha medo

Essa dica sempre vale para o inglês! Busque entender quais conectores você usa no português e os leve para o inglês. 

Na hora de falar, não se preocupe em acertar de primeira, porque o aprendizado é um processo. Mas é falando, sem medo, que você vai conseguir atingir seus objetivos.

Fonte: Assessoria de Imprensa IP School.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Como relaxar no home office? Veja algumas dicas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.