TRAGÉDIA: Teto de igreja desaba durante missa e deixa 10 mortos

Confira vídeo do momento exato em que o teto de uma igreja desaba deixando mortos e feridos que estavam em uma missa

Dez mortos e 40 feridos. Este é o saldo de uma tragédia que abalou a Ciudad Madero, no estado de Tamaulipas, situado a cerca de 340 km da Cidade do México. Durante uma missa realizada neste domingo (1º), o teto de uma igreja desabou justamente no momento em que uma missa estava sendo realizada.

Informações oficiais divulgadas pelo governo local indicam que os números podem ser elevados em breve, mas as chances são pequenas. Eles acreditam que não há mais pessoas sob os escombros, o que pode fazer com que a estatística de mortos e feridos seja mantida no atual patamar. Novas atualizações estão sendo divulgadas a todo instante.

“Infelizmente, 10 mortes estão confirmadas: cinco mulheres, dois homens e três crianças”, afirmou à imprensa Américo Villarreal, governador de Tamaulipas. “Duas estão com ferimentos graves. Suas vidas podem estar em perigo”, completou ele.

O desabamento da igreja

Conforme informações do governo local, a paróquia de Santa Cruz contava com um estilo arquitetônico industrial. O boletim mais recente afirma ainda que o desabamento desta estrutura ocorreu por volta das 14h20, pelo horário do México (17h20 de Brasília). Pelas imagens captadas por câmeras de segurança, é possível notar a parte superior do templo caindo.

O boletim também indica que algo em torno de 70 pessoas estavam acompanhando a missa dentro da paróquia de Santa Cruz no exato momento da queda. Um batizado estava sendo realizado no local.

“Estamos vivendo um momento muito difícil. O teto de uma igreja colapsou, durante a celebração da eucaristia”, disse, em um vídeo publicado nas redes sociais, José Armando Alvarez, bispo da diocese de Tampico. “Neste momento, estão sendo realizados os trabalhos necessários para tirar as pessoas que ainda estão debaixo dos escombros”, acrescentou ele.

“Todos morremos no momento em que Deus quer. Alguns partiram e outros ficaram. Os que se foram, agora descansam em paz. Aqueles que ficaram certamente sofrerão a vida toda”, disse o padre Ángel Vargas, que estava comandando a missa no exato momento do desabamento.

Por que desabou?

Embora a investigação ainda esteja em andamento, o fato é que a aposta inicial dos investigadores é que houve uma falha estrutural, o que teria ocasionado o desabamento da igreja. O prédio tinha 50 anos de construção.

Segundo o governo local, padres que costumam atuar nesta paróquia afirmaram em primeiras conversas que a igreja em questão não tinha nenhuma irregularidade.

Abaixo, você pode ver o vídeo do interior da igreja de Santa Cruz, um dia antes do seu desabamento. A postagem foi feita nas redes sociais. O jovem que realizou a gravação disse que tinha o intuito de mostrar as falhas na estrutura do teto para que as autoridades tomassem uma providência. Menos de 24 horas depois da gravação do vídeo, o teto desabou.

Agora você pode conferir um outro vídeo postado alguns minutos depois do desabamento do teto da igreja de Santa Cruz. Como se pode conferir nas imagens, há muito desespero neste momento.

O trabalho de resgate na igreja

Logo depois do momento do desabamento, um forte esquema de resgate foi montado. Corporações de segurança e de proteção civil foram até a cidade atingida pelo incidente. Eles realizaram a “remoção de entulhos para realizar manobras de resgate” ao longo de toda a tarde deste domingo (1).

TRAGÉDIA: Teto de igreja desaba durante missa e deixa 10 mortos
Processo de resgate começou logo depois do desabamento. Imagem: Reprodução/ X

No período da noite, o trabalho de resgate seguiu com apoio de dois guindastes. “Lamento profundamente o que aconteceu na Igreja da Santa Cruz. Solicitei ao Secretário-Geral do Governo, ao Coordenador Estadual da Proteção Civil e às autoridades do setor da Saúde que se deslocassem ao local dos acontecimentos para coordenar as manobras de resgate. Minha solidariedade a todas as famílias que perderam seus entes queridos e à comunidade devido a este infeliz acidente”, disse o governador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.