6 estratégias para se adaptar ao ambiente de trabalho já nos primeiros dias

É normal ficar ansioso ao começar em um novo trabalho. Também é comum demorar para conhecer toda a estrutura da empresa, o modo de atuação, os colegas e as diretrizes de modo geral.

Para Felipe Calbucci, diretor de vendas da Indeed no Brasil, na maioria das situações, a empresa não espera que o colaborador faça milagres nas primeiras semanas, afinal há um período de adaptação. 

“Os gestores estão cientes de que o novo contratado precisa de um tempo para se ambientar e entender o funcionamento da empresa, assim como o fluxo de demandas. Hoje as empresas valorizam cada vez mais a capacidade de aprendizado e adaptação à cultura da organização do que apenas conhecimentos técnicos”, analisa. 

Todavia, isso não quer dizer que não é preciso se preocupar com o desempenho nas primeiras semanas de trabalho. 

 “Durante o chamado “período de experiência” o gestor vai avaliar se aquela pessoa vai se dar bem com o time, se é organizada e capaz de cumprir, prazos, por exemplo. Por isso é importante se dedicar desde o primeiro dia”, afirma Calbucci.

Pensando em quem está começando em um novo emprego, o Indeed, listou 6 estratégias para ajudar novos funcionários a se adaptar às suas novas funções e organização, impactando positivamente nos primeiros contatos. 

Passar um tempo com outros colaboradores

É importante que os novos colaboradores conheçam seus colegas de trabalho, realizando uma boa integração ao novo ambiente. 

Ao longo das primeiras semanas tente passar mais tempo com os colegas, na hora do trabalho e nos intervalos, para construir um bom relacionamento. 

Ademais, aprender o nome de todos da equipe também ajuda a se comunicar com mais eficácia no ambiente corporativo. 

Peça ajuda

Muitos colaboradores evitam pedir ajuda nos primeiros dias, no entanto é indispensável solicitar assistência quando for necessário. 

Algumas corporações possuem treinamento através de plataformas e documentos, contudo pedir ajuda com alguém explicando pode ser melhor do que apenas ler um documento. 

Oferecer-se para ajudar os outros

Mesmo sendo novo na empresa, o novo colaborador pode ajudar os colegas em tarefas básicas. Se for possível, ofereça antes que te peçam ajuda, mostre-se proativo. 

Ao ajudar outro colega, você também poderá aprender novas habilidades que poderão ser aplicadas no seu cotidiano na corporação. 

Boa gestão do tempo

É normal ao chegar em uma empresa demorar um tempo maior para terminar certas tarefas. 

De qualquer maneira é essencial se atentar aos prazos, deixar a ansiedade e o nervosismo de lado e, assim, criar uma reputação positiva no trabalho. 

Participar de reuniões

Ao chegar a um novo ambiente corporativo, é normal ficar mais quieto durante as reuniões, até se acostumar com o novo ambiente. 

Entretanto, caso você já possua uma boa ideia ou sugestão oportuna, é importante contribuir com as discussões ao longo das reuniões. 

Se tiver dúvidas sobre algum projeto discutido, também não tenha vergonha em perguntar. 

Aprenda sobre o ambiente de trabalho

Por conta da pandemia do novo coronavírus se tornou mais difícil conhecer o ambiente de trabalho, afinal muitas pessoas passaram a trabalhar no modelo home office. 

Todavia, como um novo integrante da empresa, é primordial que você conheça seu novo local de trabalho e se familiarize com ele. 

Interaja com os colegas que estão a mais tempo na empresa e pergunte como funciona o ambiente de trabalho, como é o clima no escritório, desse modo, você conseguirá entender como funciona a dinâmica da empresa. 

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