Cidadãos interessados em trabalhar na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), devem realizar a inscrição até esta quarta-feira (26). Devido a prorrogação das inscrições gerais, o INEP resolveu reabrir o prazo de inscrição para os certificadores.
Veja também: Como se preparar emocionalmente para o Enem?
A inscrição deve ser feita no site da Rede Nacional de Certificadores. No momento do registro é possível selecionar até três cidades ou sub-regiões em que será possível atuar como certificador. Dentre as categorias têm fiscais e aplicadores, por exemplo.
Quem pode se inscrever como certificador do ENEM 2021?
- Pessoa que não se inscreveu no exame, bem como cônjuge ou parente até o 3º grau inscrito;
- Ter terminado o ensino médio;
- Ser servidor público do Poder Executivo Federal; ou
- Ser docente da rede pública de ensino estadual e municipal, efetivo e em exercício da docência em 2021.
No último caso, além da inscrição será necessário preencher uma declaração de docência, que é um documento que comprova a atuação como profissional. Nele será solicitado:
- Nome completo;
- Número do CPF;
- Cargo que ocupa;
- Secretaria de Educação vinculada;
- Nome da instituição em que atua;
- Turno de trabalho;
- Número de turmas que rege; e
- Carga horária total de trabalho.
Vale ressaltar que nos dias 3 e 8 de novembro acontecerá a capacitação de modo remoto promovida pelo INEP. Diante disso, as pessoas que tiverem um desempenho superior a 70% serão selecionadas para serem certificadoras.
Portanto, essas pessoas irão trabalhar nos dias 21 e 28 de novembro, tanto no ENEM impresso quanto digital. Além disso, possivelmente também estarão na aplicação do ENEM em janeiro para os demais inscritos.
No total, cerca de 3.389.907 estudantes farão as provas do ENEM 2021. No que se refere a remuneração dos certificadores, receberão R$ 360,00 por dia de aplicação do exame.