Tópicos importantes sobre os pigmeus 

Pigmeus são povos africanos que vivem em florestas e, por isso, também são conhecidos como  “povos da floresta”. Além disso, uma das características desse povo é a baixa estatura, eles medem em média 1,50m de altura. 

Os povos pigmeus poderão surgir em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Origem dos pigmeus

Os pigmeus são originários das florestas africanas. Estima-se que foram descobertos há cerca de 2 mil anos e podem ser encontrados nas florestas de países como: 

  • Angola; 
  • Camarões; 
  • Gabão; 
  • Namíbia; 
  • Ruanda,
  •  Zaire e outros.

Eles se dividem em grupos; são eles: 

  • Aka, 
  • Baka, 
  • Mbuti (os mais conhecidos)  
  • Twa. 

Cada um desses com características culturais particulares, assim como o idioma e a diferente maneira de caçar.

Segundo especialistas, uma das razões desses povos terem baixa estatura é justamente o pouco contato com a luz solar, e por isso a pouca absorção de vitamina D, que auxilia no fortalecimento dos ossos. 

Além disso, segundo uma lenda, os pigmeus já eram muito altos. Contudo, eles foram expulsos do local onde viviam e passaram cerca de 3 mil anos sem contato com a luz do sol, o que fez com que não crescessem.

Como vivem os Pigmeus?

Os pigmeus são caçadores exemplares. Por isso, sobrevivem da caça, da fabricação de mel e da venda da cerâmica que fazem artesanalmente. 

Suas vestimentas são compostas por panos e alguma roupa que ganham ou trocam com sociedades vizinhas.

Eles são capazes de promover a sua própria subsistência, pois da floresta tiram o seu sustento, desde alimentos até à sua medicina.

Extinção

Apesar da sua autossustentação, inúmeros problemas ameaçam os pigmeus. Além disso, nos últimos anos eles têm de conviver com problemas raciais, de nutrição e de saúde.

Ademais, eles estão sendo obrigados a deixar os seus territórios nas florestas por conta dos projetos de conservação das florestas. 

Esses projetos prejudicam a colheita de frutos nesse ambiente para alimentação e até mesmo o recolhimento de ervas para tratamento de enfermidades. 

As florestas africanas possuem um arsenal de madeira, o que chama as madeireiras para essas regiões, prejudicando severamente os pigmeus. 

O povo então passa a ser escravizado pelos comerciantes de madeiras ou pelos fazendeiros agropecuários que tomam conta da região. 

Vale destacar que boa parte dessas florestas não estão protegidas com o reconhecimento de terra de povos indígenas. Desse modo, os pigmeus podem perder os direitos sobre as terras e serem marginalizados.

Obrigados a abandonar suas comunidades, eles perdem a sua independência e  sustento. 

Além disso, eles não recebem nenhum suporte governamental e acabam caindo na pobreza, além de conviver com a discriminação.

Os pigmeus acabam sendo vítimas de canibalismo e de estupros. Por fim, anos após anos os pigmeus acabam perdendo sua identidade cultural milenar.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os pigmeus?

Não deixe de ler também – Geografia: 3 desertos incríveis da África

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.