Pigmeus são povos africanos que vivem em florestas e, por isso, também são conhecidos como “povos da floresta”. Além disso, uma das características desse povo é a baixa estatura, eles medem em média 1,50m de altura.
Os povos pigmeus poderão surgir em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!
Origem dos pigmeus
Os pigmeus são originários das florestas africanas. Estima-se que foram descobertos há cerca de 2 mil anos e podem ser encontrados nas florestas de países como:
- Angola;
- Camarões;
- Gabão;
- Namíbia;
- Ruanda,
- Zaire e outros.
Eles se dividem em grupos; são eles:
- Aka,
- Baka,
- Mbuti (os mais conhecidos)
- Twa.
Cada um desses com características culturais particulares, assim como o idioma e a diferente maneira de caçar.
Segundo especialistas, uma das razões desses povos terem baixa estatura é justamente o pouco contato com a luz solar, e por isso a pouca absorção de vitamina D, que auxilia no fortalecimento dos ossos.
Além disso, segundo uma lenda, os pigmeus já eram muito altos. Contudo, eles foram expulsos do local onde viviam e passaram cerca de 3 mil anos sem contato com a luz do sol, o que fez com que não crescessem.
Como vivem os Pigmeus?
Os pigmeus são caçadores exemplares. Por isso, sobrevivem da caça, da fabricação de mel e da venda da cerâmica que fazem artesanalmente.
Suas vestimentas são compostas por panos e alguma roupa que ganham ou trocam com sociedades vizinhas.
Eles são capazes de promover a sua própria subsistência, pois da floresta tiram o seu sustento, desde alimentos até à sua medicina.
Extinção
Apesar da sua autossustentação, inúmeros problemas ameaçam os pigmeus. Além disso, nos últimos anos eles têm de conviver com problemas raciais, de nutrição e de saúde.
Ademais, eles estão sendo obrigados a deixar os seus territórios nas florestas por conta dos projetos de conservação das florestas.
Esses projetos prejudicam a colheita de frutos nesse ambiente para alimentação e até mesmo o recolhimento de ervas para tratamento de enfermidades.
As florestas africanas possuem um arsenal de madeira, o que chama as madeireiras para essas regiões, prejudicando severamente os pigmeus.
O povo então passa a ser escravizado pelos comerciantes de madeiras ou pelos fazendeiros agropecuários que tomam conta da região.
Vale destacar que boa parte dessas florestas não estão protegidas com o reconhecimento de terra de povos indígenas. Desse modo, os pigmeus podem perder os direitos sobre as terras e serem marginalizados.
Obrigados a abandonar suas comunidades, eles perdem a sua independência e sustento.
Além disso, eles não recebem nenhum suporte governamental e acabam caindo na pobreza, além de conviver com a discriminação.
Os pigmeus acabam sendo vítimas de canibalismo e de estupros. Por fim, anos após anos os pigmeus acabam perdendo sua identidade cultural milenar.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre os pigmeus?
Não deixe de ler também – Geografia: 3 desertos incríveis da África