Tópicos importantes sobre o Mar do Caribe 

O Mar do Caribe é um mar costeiro presente na América Central e América do Sul. Ele fica localizado abaixo do Golfo do México e recebe as águas do Oceano Atlântico (leste) e está interligado ao Oceano Pacífico (oeste) através do Canal do Panamá. 

Além disso, os países banhados pelo Mar do Caribe são conhecidos como Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas, veja abaixo!

  • Grandes Antilhas: Cuba, Haiti, República Dominicana, Porto Rico.
  • Pequenas Antilhas: Jamaica, Belize, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Antígua e Barbuda, Trinidad e Tobago, Granada, Barbados, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela. 

O Mar do Caribe poderá aparecer em questões de vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Principais características

O Mar do Caribe possui cerca de 2.454.000 km², com profundidade de ao menos 7.685 metros, sendo o ponto mais profundo a fossa das ilhas Cayman com 7.686 metros abaixo do nível do mar, entre Cuba e o Haiti. 

A região fica localizada entre a Placa do Caribe e a Placa Sul-Americana. Principalmente a região das pequenas antilhas que possui uma intensa atividade vulcânica, sísmica e com fortes tempestades e furacões. 

Além disso, o Mar do Caribe é bastante influenciado pelas correntes marítimas do Golfo e de Humboldt. 

Ademais, o clima tropical e a enorme biodiversidade estão presentes na região, com altas temperaturas durante boa parte do ano. 

A saber, a média da temperatura das águas gira em torno de 28°C, por isso o local acaba virando uma grande atração turística. 

Nesse contexto, o turismo acaba fomentado pelas lindas praias de areia branca e mar azul e esverdeado. Além dessa atividade a pesca e agricultura também fazem parte das atividades econômicas do local. 

Em síntese, podemos citar como as principais ilhas do Mar do Caribe, Aruba,Curaçao, Bonaire, Providência, Ilhas Cayman, Ilhas de Sotavento, Ilhas Virgens, Ilha Saona, Ilha Beata, Ilha da Tartaruga, Ilhas Turneffe. 

O azul do Mar do Caribe

O Mar do Caribe apresenta águas na cor azul turquesa, por conta da limpeza e coloração clara das suas areias. 

De acordo com alguns físicos, quando a luz do sol atinge as águas ela acaba refletida e parte dela penetra as águas interagindo com suas moléculas. 

Além disso, o fenômeno também acaba influenciado por microorganismos presentes no mar, e por isso em alguns locais ela fica com uma coloração esverdeada. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Mar do Caribe?

Não deixe de ler também – Tópicos importantes sobre o Golfo do México.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.