Tópicos importantes sobre o Canal do Panamá

O Canal do Panamá como o próprio nome diz fica localizado no Panamá que faz parte da América Central. Trata-se de uma via marítima construída artificialmente, sendo uma das maiores obras de engenharia do planeta. 

Ele passa pelo Istmo do Panamá e tem como características:

  • 80 km de extensão;
  • 90 metros de largura;
  • 26 metros de profundidade.

Ele integra os oceanos Atlântico e Pacífico, por meio do Mar do Caribe. Devido à sua localização ele tornou-se uma das principais vias marítimas do planeta, recebendo cerca de 15 mil embarcações ao ano. 

Por isso, ele possui uma extrema importância econômica para região, assim como fomenta o turismo local por conta das variadas embarcações que passam pelo Canal do Panamá. 

Antes do Canal do Panamá ser construído, as embarcações precisavam contornar o continente sulamericano percorrendo pelo menos 20 mil km. 

O Canal do Panamá poderá aparecer em provas de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre isso!

Canal do Panamá: Resumo e como funciona

Nos primórdios o Canal do Panamá não era panamenho, o território pertencia aos colombianos. 

A França começou as obras do Canal do Panamá no século XIX, contudo, os trabalhadores franceses foram dizimados por doenças regionais, além do surgimento de problemas de engenharia. 

Já no início do século XX, os Estados Unidos terminaram a construção. Nessa fase, eles contaram com quase 40 mil homens e uma década de trabalho. 

Vale destacar que somente no ano de 1999 oficialmente o Panamá passa a controlar o canal. 

Ao longo do seu curso o Canal do Panamá apresenta desníveis, por isso ele funciona por meio de um sistema de eclusas, obras feitas ao lado dos oceanos Atlântico e Pacífico. 

Por isso, as eclusas equilibram a desigualdade entre o Pacífico e o Atlântico, liberando a navegação. 

Eclusas do Canal do Panamá

As eclusas do Canal do Panamá são um enorme projeto de elevação e rebaixamento dos navios em regiões que possuem desníveis. 

Dessa maneira, os bloqueios das eclusas acontecem com a abertura e fechamento das mesmas, permitindo a passagem dos navios. 

Ao longo dos desníveis presentes no canal, ele possui 3 eclusas, duas presentes no Pacífico e uma no Atlântico. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Canal do Panamá? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Enem e vestibular: Conheça a Esfinge de Gizé

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.