Enem e vestibular: Conheça a Esfinge de Gizé

A Esfinge de Gizé é um monumento, construído no Egito Antigo e está localizada na região das Pirâmides do Egito, na margem do rio Nilo e nos arredores do Cairo.

A presença das três pirâmides e da Esfinge como um guardião, faz da Necrópole de Gizé, um dos mais populares sítios arqueológicos do mundo.

A Esfinge encontra-se no Planalto de Gizé, no Egito e muitos especialistas acreditam que a sua construção ocorreu por volta 2500 a.C.,  no reinado do Faraó Quéfren; contudo, alguns afirmam que ela foi erguida em 10.000 a.C.

O termo esfinge significa “imagem viva”, ou seja, ela atuaria como um guardião da Península de Gizé, representando a força do Faraó.

A Esfinge de Gizé poderá aparecer no Enem, por isso acompanhe o artigo e fique ligado no assunto!

Contexto histórico da Esfinge de Gizé

De acordo com especialistas, a Esfinge foi construída com a cabeça do Faraó Quéfren. Para os egípcios ela representava uma divindade: O Deus Sol “Atum Rá”.

Segundo uma lenda que circula até os dias de hoje por volta de 1400 a.C. Tutmés IV repousou ao lado da Esfinge e teve um sonho com o Deus do sol, ordenando que ele tirasse a areia que a encobria, em troca, o Deus o transformaria em um grande Faraó.

Além disso, entre as patas do leão tem uma placa de granito vermelho (Estela do sonho) descrevendo essa passagem.

Ademais, com as tempestades de areia no local, o corpo da esfinge ficou totalmente coberto durante vários séculos, sendo descoberta somente no século XX. A saber, ela acabou sendo restaurada muitas vezes e hoje em dia é um dos monumentos mais visitados por turistas no planeta.

Estrutura de Esfinge

A Esfinge possui uma estrutura que consiste em uma figura mítica que inclui um corpo de leão e a cabeça de um homem com turbante, olhando em direção do sol nascente. 

Para os egípcios, o leão representava uma figura de proteção. Sua estrutura é composta por uma pedra calcária e trata-se da maior esfinge do mundo e o maior monumento esculpido em um grande bloco de pedra. 

Dentro das esfinges encontraram múmias. Afinal a mitologia egípcia acreditava que dentro dos monumentos elas estariam protegidas. Tendo em vista que para eles os faraós eram eternos e por isso era fundamental conservar seus corpos. 

E então, gostou de saber mais sobre a Esfinge de Gizé? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.