TikTok já é o motor de busca da geração Z e abre oportunidades para empresas

Executivo do Google já reconhece potencial de rede social entre jovens e empresas podem começar a testar seu alcance aproveitando esse cenário

O TikTok se tornou um dos aplicativos mais populares em todo o mundo e tem uma importância muito significativa para a geração Z, ou seja, jovens nascidos nos últimos anos da década de 90 e início do novo século. Embora o aplicativo seja conhecido por seus vídeos virais de dança, música em tendência e centenas de conteúdos engraçados, é muito mais do que isso para as novas gerações, que cada vez mais o utilizam como um motor de busca. 

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De fato, o próprio Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, reconheceu, em um evento organizado pela Fortune, que os jovens utilizam mais os motores de busca do TikTok e Instagram do que a página de sua empresa, que recebe centenas de milhões de consultas diárias por meio de seus diferentes serviços. 

Segundo a agência de publicidade another, o formato de vídeos curtos e algoritmo de reconhecimento personalizado do TikTok são algumas das chaves de seu sucesso. Os usuários acabam passando horas buscando e criando conteúdo, que para eles é de alta qualidade, o que acabou transformando a plataforma no novo buscador das novas gerações. 

Claro que o TikTok está longe de ser uma ameaça para o Google ou outros buscadores da web, mas a plataforma abre espaço para crescer e pode representar uma janela para colocar conteúdo onde as marcas buscarão mais presença. 

Oportunidade para o marketing 

Com essa evolução do TikTok como plataforma de busca, o marketing das empresas pode se beneficiar ao se posicionar de maneira criativa, rápida e engenhosa. Por exemplo, a another indica quem ao escrever uma dúvida ou palavras-chave nos motores de busca, em um segundo aparecerão milhões de páginas, algumas melhor ranqueadas que outras, mas, na plataforma de vídeos curtos pode-se utilizar frases ou pedidos diretos como “os melhores cafés da cidade de São Paulo” e, automaticamente, aparecerão milhares de vídeos de criadores de conteúdo que explicam seus lugares favoritos. 

A another traz alguns conselhos para melhorar o posicionamento de marca no TikTok: 

Criar conteúdo autêntico 

A criatividade, juntamente com a inovação, desempenha um papel importante nesta plataforma. Participar das tendências, criar conteúdo que chame a atenção dos seguidores e, acima de tudo, divertir o público serão os passos mais relevantes para ter uma estratégia baseada nos objetivos da sua campanha. 

Colaborar 

Uma conta que não responde aos usuários e não colabora com criadores de conteúdo e influenciadores está destinada a ter um desempenho lento em uma das redes sociais de maior crescimento de seguidores e que potencializa as visualizações de conteúdo. Procurar um influenciador ideal, que também atenda às necessidades da sua marca, será fundamental para aproveitar o potencial dos buscadores. 

Busque palavras-chave relacionadas 

Realizar uma busca por frases e perguntas fundamentadas em palavras-chave relacionadas à marca será indispensável. Por exemplo, se for uma empresa de maquiagem, os principais motores de busca mostram frases relacionadas a “maquiagem bonita e fácil para iniciantes” ou “maquiagem natural”. As palavras mencionadas anteriormente são valiosas para criar conteúdo onde a maioria das pessoas busca por dicas práticas para quem está começando a usar maquiagem e tutoriais para obter um rosto natural, mas com cosméticos. 

Conteúdo pago no TikTok 

Recentemente, o TikTok lançou uma ferramenta para criadores compartilharem conteúdo pago – ou premium, como a rede social de vídeos curtos prefere dizer. Cada lista pode incluir até 80 vídeos, cada um com até 20 minutos de duração, dando às pessoas um novo e mais longo formato para assistir a seus criadores e conteúdos favoritos. Dessa forma, a rede social se aproxima um pouco mais do YouTube e passa a permitir conteúdos com aprofundamento, o que pode dar espaço para perfis mais técnicos.  

Os criadores podem selecionar o valor de acordo com o conteúdo exclusivo apresentado, que pode ser acessado por meio de links ou do perfil do criador. Com o TikTok Series, a rede social entende que os criadores podem construir relações ainda mais fortes com os seguidores, ao mesmo tempo em que dão a eles uma outra forma de apoiar seus perfis favoritos.

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