Texto persuasivo: características, exemplos e como fazer

A persuasão, conforme o dicionário Caldas Aulete, é a ação ou resultado de persuadir, ou seja, diz respeito à capacidade de convencer. Nesse sentido, os textos persuasivos são aqueles em que há a intenção de convencer o leitor acerca de algo ou a fazer algo por meio de um discurso argumentativo.

O texto persuasivo tem um objetivo claro de induzir o leitor ou receptor a adotar um dado comportamento. Por isso, essa modalidade de texto apresenta uma série de recursos de persuasão, estilísticos e linguísticos e argumentos muito convincentes. 

Por ter sempre como objetivo convencer o seu leitor, o texto está sempre voltado para o seu público-alvo. Assim, toda a sua estrutura, escolha vocabular e argumentos são direcionados  para um determinado público. A escolha dos discursos, das palavras, das  imagens, a escolha entre a linguagem formal e informal é sempre pensada a partir do leitor.

Desse modo, são ótimos exemplos de texto persuasivos os textos publicitários presentes em propagandas, em comerciais e outdoors, por exemplo. Esses textos podem misturar linguagem verbal e não verbal com o objetivo de captar a atenção do receptor, geralmente para vender algo. Então, é comum o uso de verbos no imperativo dando ordem – compre, conheça, venha, inscreva-se – e de imagens coloridas que captem a atenção do leitor.

Veja exemplo:

Em resumo, são características marcantes do texto persuasivo: o objetivo de convencer o leitor, o uso de recursos persuasivos, a forte argumentação, o uso de verbos no imperativos, e, também, o uso de adjetivos.

Como elaborar um bom texto persuasivo?

Primeiramente, para escrever um bom texto persuasivo, é preciso avaliar o seu público-alvo e o estabelecer qual é o seu objetivo. Sabendo qual é o perfil de leitor que o texto deve atingir será mais fácil de usar as palavras corretas para convencê-lo e quais estratégias empregar na escrita. 

A partir do seu objetivo, estabeleça uma linha de argumentação e explore o seu principal argumento dando motivos pelos quais o leitor deve fazer algo. No entanto, prefira usar palavras para convencer o leitor de que mudar de comportamento ou fazer algo que o texto indica é vantajoso para ele. 

Além disso, busque escrever o texto com fluidez e apresente os argumentos de forma clara para que o leitor compreenda a sua mensagem. 

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.