Tesouro Educa+: Saiba agora como vai funcionar o título público para financiamento dos estudos

O Tesouro Educa+ é um novo papel de investimento lançado pelo Tesouro Nacional, em parceria com a B3, que visa financiar os estudos de crianças e adolescentes. Esse título educacional permite que as famílias formem uma poupança ao longo dos anos, para que, quando os filhos atingirem a idade universitária, tenham uma renda mensal durante 5 anos para pagar a mensalidade da universidade ou outros custos relacionados a esse período.

Como funciona o Tesouro Educa+?

A aquisição do Tesouro Educa+ pode se realizar através do site do Tesouro Direto. O investimento pode ser feito por um período de 3 a 18 anos, e a partir da data escolhida, o investidor passará a receber o retorno do investimento corrigido pela inflação, em parcelas mensais, durante 5 anos. O valor mínimo de cada aplicação é de R$ 30.

Benefícios do Tesouro Educa+

O lançamento do Tesouro Educa+ tem como objetivo incentivar a educação financeira das famílias e possibilitar que mais jovens continuem estudando após a conclusão do Ensino Médio. Segundo uma pesquisa do Todos pela Educação em parceria com o Datafolha, 65% dos estudantes da rede pública pretendem cursar uma faculdade após concluírem o Ensino Médio, porém apenas um quarto dos jovens entre 18 e 24 anos está no ensino superior, de acordo com dados do IBGE.

Dessa forma, com o Tesouro Educa+, as famílias podem planejar e investir em uma poupança específica para os estudos dos filhos, garantindo uma renda mensal durante 5 anos para auxiliar no pagamento da mensalidade da universidade, compra de livros e outras despesas relacionadas ao período universitário.

Como comprar o Tesouro Educa+?

Para comprar o Tesouro Educa+, é necessário se cadastrar no Tesouro Direto, o programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3, que possibilita a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas. Nesse sentido, é possível realizar o cadastro de bancos e corretoras habilitados.

No caso do Tesouro Educa+, é possível fazer o cadastro no nome dos pais ou do próprio beneficiário do investimento, caso seja maior de idade. Assim, se o investidor deseja abrir uma conta para um menor de idade, ele precisa abrir conta em uma corretora e seguir o procedimento específico de cada uma delas. Após o cadastro, é possível começar a investir no Tesouro Educa+.

Duração do investimento

O Tesouro Educa+ permite que o investimento seja feito por um período de 3 a 18 anos. Dessa forma, o investidor deve escolher um ano para começar a receber a renda mensal, que será paga durante 5 anos. Por exemplo, se a família deseja poupar para a faculdade de um filho que está iniciando o Ensino Médio, pode investir em um título que vence em 3 anos, que é a duração do Ensino Médio. Assim, ao término da escola, o jovem já começaria a receber uma renda mensal para auxiliar no pagamento da mensalidade da faculdade, compra de livros e outras despesas relacionadas ao período.

Para auxiliar no planejamento do investimento, estará disponível no site do Tesouro Direto um simulador onde é possível preencher informações como a idade atual do filho, a idade em que ele pretende começar a universidade e o investimento inicial disponível. A partir desses dados, o simulador irá indicar o valor necessário a se investir mensalmente para atingir a renda mensal desejada.

Tarifas e impostos

Uma das vantagens do Tesouro Educa+ é a ausência de cobrança de Taxa de Custódia, que é a tarifa cobrada pela B3, para quem carregar o título até o vencimento e receber uma renda mensal de até quatro salários-mínimos. O vencimento do título só ocorre após o pagamento da renda mensal por cinco anos.

Caso o investidor precise do dinheiro antes do vencimento, ele poderá vender o título a partir de 60 dias após a compra, porém haverá incidência da taxa de custódia. Dessa forma, a taxa de custódia para venda antecipada varia de acordo com o prazo do investimento: 0,50% ao ano para títulos com prazo de 0 a 7 anos, 0,20% ao ano para títulos com prazo de 7 a 14 anos e 0,10% ao ano para títulos com prazo acima de 14 anos.

Além disso, é importante destacar que há uma incidência de imposto de renda sobre os rendimentos do Tesouro Educa+. A alíquota do imposto de renda é regressiva conforme o prazo do investimento, variando de 22,5% para aplicações com prazo de até 180 dias até 15% para aplicações com prazo acima de 721 dias.

Outras funcionalidades do Tesouro Educa+

A partir de outubro, o Tesouro Nacional e a B3 têm planos de lançar outras funcionalidades para o Tesouro Educa+. Está prevista a possibilidade de financiamento coletivo, onde amigos e outros familiares, além dos pais, poderão investir em nome da criança ou adolescente. Existe também a previsão da criação de um cartão-presente do Tesouro Educa+, que irá funcionar como um gift card para se utilizar no financiamento dos estudos.

Com essas funcionalidades adicionais, o Tesouro Educa+ busca ampliar ainda mais as possibilidades de investimento e financiamento dos estudos, tornando o acesso à educação superior mais acessível e incentivando as famílias a planejarem e pouparem para o futuro educacional de seus filhos.

Opção de investimento

O Tesouro Educa+ é uma opção de investimento inovadora que permite às famílias brasileiras planejarem e pouparem para os estudos de seus filhos. Com a possibilidade de formar uma poupança ao longo dos anos, as famílias podem garantir uma renda mensal durante 5 anos para auxiliar no pagamento da mensalidade da universidade ou outros custos relacionados ao período universitário.

O programa busca incentivar a educação financeira das famílias e possibilitar que mais jovens continuem estudando após a conclusão do Ensino Médio. Com a ausência de cobrança de Taxa de Custódia para quem carregar o título até o vencimento e receber uma renda mensal de até quatro salários-mínimos, o Tesouro Educa+ oferece vantagens para os investidores.

No entanto, é importante considerar aspectos como a duração do investimento, as tarifas e impostos incidentes sobre os rendimentos, além de aproveitar as funcionalidades adicionais que serão disponibilizadas futuramente, como o financiamento coletivo e o cartão-presente.

Com o Tesouro Educa+, as famílias têm a oportunidade de planejar e investir no futuro educacional de seus filhos, garantindo que eles tenham as melhores oportunidades de estudo e crescimento profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.