Investir na POUPANÇA? Ela está com melhor RENDIMENTO dos últimos anos!

Investir na poupança é uma alternativa colocada em prática por muitos brasileiros que buscam manter as finanças relativamente equilibradas e com uma reserva de emergência acessível. Entretanto, muito embora ela esteja com um dos melhores rendimentos dos últimos anos, ainda assim devemos avaliar alguns prós e contras desse tipo de investimento.

Acompanhe este texto e tire as suas dúvidas sobre esse assunto.

Será que vale a pena investir na poupança?

Para algumas pessoas, investir na poupança é a opção mais prática, rápida e acessível. Além disso, é uma maneira simples de ter dinheiro disponível quando necessário, já que á rápido para fazer o saque, ou seja, há liquidez.

Além disso, nos últimos anos o rendimento da poupança tem aumentado gradativamente, sendo que, atualmente, está o maior dos últimos tempos, se considerarmos a inflação. No caso, hoje, o dinheiro na poupança rende 6,17% ao ano + Taxa Referencial.

Embora essa porcentagem possa ser atrativa, se considerarmos que não há riscos de perder o investimento na poupança, ainda assim é importante avaliar a situação mais de perto. Isso porque muitos especialistas em finanças esclarecem que muito embora a taxa de juros da poupança seja interessante, existem outras formas mais rentáveis de investir o seu dinheiro.

Mesmo com rendimento mais alto, existem outras alternativas

Como mencionado, mesmo que a poupança esteja oferecendo um rendimento interessante para algumas pessoas, ainda assim ele está abaixo da taxa Selic atual. Para você ter uma ideia, hoje a taxa Selic está em 13,75%, ou seja, muito acima do que a poupança vem rendendo.

A boa notícia, nesse cenário, é que existem bancos digitais que oferecem esse rendimento, de acordo com a taxa Selic, para o dinheiro que é guardado em conta. Desse modo, é possível conquistar um rendimento maior que a poupança.

Entretanto, quem não tem tanta habilidade com contas digitais e recursos tecnológicos pode ter um pouco de dificuldade para administrar esse tipo de conta, o que faz com que a poupança ainda seja uma alternativa interessante.

Investir na POUPANÇA? Ela está com melhor RENDIMENTO dos últimos anos!
Investir na POUPANÇA? Ela está com melhor RENDIMENTO dos últimos anos! Foto: Canva.

Poupar sempre será a melhor opção

Apesar de a poupança ainda render menos que outros tipos de investimentos e aplicações, devemos ter em mente que poupar ainda é mais benéfico do que, simplesmente, consumir todo o dinheiro mensal, concorda?

Além disso, a poupança pode oferecer benefícios como:

  • Segurança para quem está aprendendo a investir;
  • Liquidez, o que garante dinheiro na mão rapidamente quando necessário;
  • Rendimento interessante e, atualmente, acima da inflação;
  • Se assemelha a uma conta corrente, o que facilita na hora de administrar o dinheiro ali armazenado;
  • Não cobra Imposto de Renda sobre o rendimento que ocorre em conta, diferentemente do que acontece nas contas digitais que rendem de acordo com a taxa Selic vigente.

De todo modo, o melhor caminho é sempre fazer as contas e avaliar qual tipo de investimento faz mais sentido para a sua vida financeira. Dessa maneira, será mais fácil poupar ou investir na poupança de maneira mais inteligente e que venha a trazer bons frutos para você mais tarde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.