Termina hoje o período de inscrição do Encceja 2020 para Pessoas Privadas de Liberdade

O período de inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2020 chega ao fim nesta sexta-feira, dia 18 de junho. Desse modo, os responsáveis pedagógicos têm até às 23h59 de hoje para inscrever os detentos ou jovens que estão sob medidas socioeducativas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo exame, iniciou o período de inscrição no dia 7 de junho. Podem solicitar a inscrição os internos cuja unidade prisional ou socioeducativa aderiu ao Encceja PPL 2020. As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis pedagógicos, em página do Inep.

Cabe também aos responsáveis pedagógicos solicitar o atendimento especializado e o tratamento pelo nome social. Os mesmos devem passar todas as informações como datas e resultados para os internos. Além disso, eles determinam as salas de provas dos participantes.

De acordo com o MEC, podem se inscrever no exame todos os que não concluíram os estudos na idade certa. No entanto, para obter o certificado do ensino fundamental é preciso ter 15 anos completos na data da avaliação. Para a certificação do ensino médio, a idade exigida é de 18 anos.

Provas do Encceja PPL 2020

De acordo com o edital do Encceja PPL 2020, a aplicação das provas está prevista para os dias 13 e 14 de outubro. As provas do ensino fundamental serão dia 13. Já as provas para certificação do ensino médio estão previstas para o dia 14.

Conforme informações do Inep, as provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular, que é aplicado para o público geral. Segundo a autarquia, a diferença está na aplicação já que as provas do Encceja PPL são feitas dentro das unidades prisionais e socioeducativas.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.