Tempestades Severas de GRANIZO HOJE(12) causam ESTRAGOS em milhares de casa no Brasil!

Tempestades Severas de Granizo Causam Estragos no Norte do Rio Grande do Sul

Tempestades de granizo, que variaram de intensidade de moderada a severa, atingiram cidades do centro para o noroeste e norte do Rio Grande do Sul hoje. Várias prefeituras notificam danos em suas localidades. A região atingida estava compreendida no alerta da MetSul sobre temporais com chuva forte, ventania e granizo.

A área mais atingida pelo fenômeno meteorológico, cujos danos já estão sendo contabilizados, está localizada entre o Centro-Serra e o Vale do Rio Pardo. Moradores de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz reportaram prejuízos devido à queda de granizo.

Granizo tamanho de ovos. Imagem: metsul
Granizo tamanho de ovos. Imagem: metsul

Municípios Mais Afetados

Outro município profundamente afetado foi Pinhal Grande, no qual uma chuva intensa de granizo acumulou pedras de gelo em diversos pontos da cidade. A mesma situação ocorreu em Dilermando de Aguiar. Os municípios mais atingidos na região do Centro-Serra foram Sobradinho, Arroio do Tigre, Passa Sete e Ibarama.

O município de Sobradinho foi o que mais sofreu a ação do granizo, e vai decretar situação de emergência após cerca de duas mil residências terem sido danificadas pelas pedras de gelo.

Cidade Sobradinho atingida por granizo. Imagem: metsul
Cidade Sobradinho atingida por granizo. Imagem: metsul

O Que a MetSul Alertou?

A MetSul Meteorologia incluiu o granizo em seu alerta pois os dados dos modelos meteorológicos evidenciavam a possibilidade da ocorrência de granizo de diversos tamanhos. O padrão era típico das frentes quentes, fenômenos usualmente responsáveis por trazer granizo no inverno a diversas cidades.

Pedras de granizo que atingiram o Brasil dia 12/07. Imagem: metsul
Pedras de granizo que atingiram o Brasil dia 12/07. Imagem: metsul

A situação para os próximos dias

A MetSul ainda adverte que o risco de temporais persistentes, embora de forma bastante isolada, deverá começar no Centro, Oeste e Sul gaúcho. No fim do dia, o ciclone deve organizar uma frente fria que avançará sobre o ar quente, estimulando a geração de mais temporais fortes.

Os especialistas também alertam para o risco de fenômenos severos de vento muito localizados. Isso poderá acontecer porque o contraste de temperatura e umidade com uma frente fria avançando, a pressão muito baixa com o ciclone sobre o Rio Grande do Sul e a corrente de jato intensa reunirão as condições ideais para tais fenômenos.

Em resumo, tanto a MetSul quanto as autoridades locais pedem cautela aos moradores das regiões afetadas e recomendam que fiquem atentos aos comunicados das defesas civis de suas localidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.