O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou da cerimônia de apresentação dos resultados do “Programa MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, realizado no campo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todas as regiões do país.
Tecnologia: resultados do Programa MCTI Futuro
De acordo com a recente divulgação oficial, realizada na data desta publicação, 22 de setembro de 2022, o programa formou, até o momento, 13.804 alunos e a expectativa é capacitar 75 mil alunos na área de tecnologias digitais estratégicas, com um investimento de mais de R$ 227 milhões.
O programa mostra a diversidade da demanda e da oferta, de acordo com as informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Visto que as áreas demandam cada vez mais o conhecimento científico e tecnológico.
Diversas áreas contempladas
O presidente da Softex, que coordena o programa, apresentou dados de que os cursos ministrados nos ICTs contemplaram todas as nove áreas: Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Automação e Testes, Desenvolvimento de Sistemas, Aplicativos Móveis, Android Embarcado, Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Experimental, Ciência de Dados e Computação Cognitiva, Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Além disso, de forma online, participaram do encontro alguns coordenadores do programa em suas regiões. Eles apresentaram os resultados e números da formação de alunos dos cursos nas áreas de Internet das coisas, Inteligência Artificial, Robótica, Aplicações IoT, Gêmeos Digitais, Desenvolvimento de Software.
Apoio à transformação digital
Segundo destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, foi instituído com a finalidade de apoiar ações que objetivem ampliar o contingente de profissionais para atuar em ecossistemas digitais, em projetos de transformação digital e de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), e, adicionalmente, contribuam para qualificar ou atrair talentos para empreender no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Inovação tecnológica
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que a iniciativa apoia a capacitação em alto nível nas seguintes áreas:
- computação em nuvem;
- big data;
- inteligência analítica;
- mídias sociais;
- cybersegurança;
- internet das coisas;
- comunicações avançadas;
- fotônica;
- manufatura avançada;
- design de circuitos integrados;
- blockchain;
- robótica;
- inteligência artificial;
- aprendizado de máquina;
- tratamento de dados;
- automação em testes de software;
- scripts de testes automatizados;
- cross browser testing;
- orientação a dados.
Entre outras áreas relevantes para a transformação digital, de acordo com as informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).