O Banco Central do Brasil (BCB) informa através de documento oficial, que, especificamente quanto à correição das atividades funcionais dos procuradores do Banco Central do Brasil (BCB) e ao serviço jurídico prestado pelo órgão, atua, também, a Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CGAU), mediante deliberação conjunta do procurador-geral do Banco Central do Brasil (BCB) e do corregedor-geral da Advocacia da União.
Em 2021, foram realizadas três correições ordinárias na Procuradoria-Geral do Banco Central do Brasil (BCB), destaca a instituição em documento oficial.
As unidades correcionais do Banco Central do Brasil (BCB) também analisam pedidos de servidores para autorização de exercício de atividade privada e consultas sobre a existência de conflito de interesses, à luz da Lei 12.813, de 16 de maio de 2013.
A Corregedoria atua, ademais, em processos de responsabilização de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos contra a administração pública, de que trata a Lei 12.846, de 1º de agosto de 2013. Conforme informações atualizadas, os dados referentes à atividade correcional desenvolvida pela Corregedoria e pela Procuradoria-Geral podem ser consultados no sítio do Banco Central do Brasil (BCB).
O Banco Central do Brasil (BCB) manifesta, de modo contínuo, seu compromisso com os mais elevados padrões de governança corporativa, destaca a instituição em divulgação oficial. As práticas de governança do Banco Central do Brasil (BCB) seguem as recomendações de órgãos de controle, códigos de governança e organismos internacionais, além de espelhar, na medida do possível, as melhores práticas de outros bancos centrais.
O modelo de governança do Banco Central do Brasil (BCB) representa o desejável equilíbrio entre a conformidade e a performance, traduzido em práticas de governança distribuídas em seis mecanismos: autonomia, liderança, estratégia, accountability, integridade e transparência.
Conforme informações oficiais, o modelo de governança específico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Banco Central do Brasil (BCB) é formado por um conjunto de estruturas, mecanismos e interfaces para os quais podem ser mapeados papéis e responsabilidades.
As diretrizes e ações relacionadas à governança encontram-se formalizadas de maneira descentralizada em políticas e outros normativos, como a Política de Segurança da Informação, Política de Governança da Informação, Política de Gestão Integrada de Riscos, Política de Transparência, Política de Auditoria Interna, e no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI), informa o Banco Central do Brasil (BCB) no seu site oficial.