Tecnologia: como limpar a memória de seu celular

Deixe seu aparelho rápido como novo com as nossas estratégias

A princípio, a falta de memória de armazenamento no smartphone pode acarretar inúmeros problemas, como a lentidão do aparelho, a dificuldade de se instalar novos programas e aplicativos, e o travamento de todo o sistema. Felizmente, existem maneiras bem práticas de limpar o celular.

Mesmo em aparelhos com uma grande memória de armazenamento interno, eventualmente você irá se deparar com a lentidão de seu dispositivo móvel. Ademais, a causa para esse problema pode estar relacionada com a grande quantidade de dados armazenados em seu smartphone.

Por ser um aparelho de uso diário, necessário não apenas para o divertimento, mas também para o trabalho, é importante que ele esteja sempre pronto para qualquer eventualidade. Todavia, mesmo as máquinas mais inteligentes e rápidas, podem acabar apresentando problemas por ter uma memória interna cheia.

O processo de limpeza da memória de seu celular, seja ele Android ou iOs, não é difícil. Com alguns passos, é possível deletar arquivos e aplicativos do sistema operacional e deixar o seu celular rápido como novo. Dessa maneira, veremos o que fazer para limpar seu smartphone de uma maneira rápida e eficiente.

Celular Android

1 – Desinstalar aplicativos não utilizados

Com o passar do tempo é comum encher o celular com aplicativos e ferramentas que acabam por não serem utilizadas em seu dia a dia. Às vezes você nem lembra que eles existem. Todavia, para deletá-los, vá em “Configurações – Aplicativos”. Procure pelos apps que ocupam um maior espaço na memória e toque no botão “Desinstalar”.

2 – Aplicativos pré-instalados

É comum que alguns fabricantes encham o celular com apps que não tem nenhuma utilização. Analogamente, podem ser alguns jogos e ferramentas dispensáveis, ou seja, que não há nenhum problema em deletá-los de seu celular. Novamente, vá em “Configurações – Aplicativos”, escolha o programa e toque em “Desinstalar”.

O smartphone irá avisar que o aplicativo pode ser associado a outros, de modo que eles não poderão mais funcionar. Em síntese, se não for essencial para o sistema, pode deletá-lo, sem maiores problemas. Toque em “Desativar app”. Caso aconteça algum inconveniente, é possível ir na aba “Desativados” e reativá-los.

3 – Limpar a galeria

Você pode ir à galeria do seu celular e escolher as fotos que deseja deletar. É uma boa opção para garantir um maior espaço de armazenamento em seu celular. É possível apagar fotos e vídeos diversos. Pode-se utilizar, por exemplo, o Gallery Doctor, para observar quais fotos são boas ou não para manter em seu smartphone.

4 – Limpar o cache dos apps

Esta é uma opção um pouco mais complexa. Alguns programas como o Whatsapp, armazenam suas fotos e vídeos de forma temporária, portanto, é preciso ter um certo cuidado. Vários aplicativos enchem o cache do aparelho sem necessidade. Portanto, para liberar mais espaço em seu celular, é conveniente limpá-los.

Vá em “Configurações-Aplicativos”, procure por apps que estejam armazenando muitas informações. Toque em “Armazenamento”, e escolha “limpar dados” ou “limpar cache”. A segunda opção elimina os dados temporários.

Celular iOS

1 – Use sites móveis ao invés de aplicativos

É possível encontrar na App Store uma grande variedade de aplicativos. No entanto, eles podem consumir uma grande quantidade de memória interna de seu celular. Felizmente você pode utilizar os web apps em seu navegador, economizando bastante espaço em seu iPhone, como o Facebook, por exemplo.

2 – Utilize os serviços de streaming 

Para economizar mais espaço em seu aparelho, uma boa dica é utilizar serviços de streaming ao invés de copiar suas músicas e vídeos para seu iPhone. Dessa maneira, você deixa o espaço de armazenamento de seu celular para arquivos, dados e aplicativos mais importantes.

3 – Limpe a memória RAM do seu celular

Esta é uma estratégia que confere ao seu aparelho uma grande velocidade. Pode-se limpar a memória RAM sem deletar arquivos e aplicativos. Aliás, é preciso utilizar o sensor biométrico Touch ID do iPhone. Pressione o botão “Home” e o segure até aparecer a opção “Deslize para desligar”.

Não desligue o aparelho, pressione o botão até que você seja direcionado para a tela inicial. O processo deve demorar um total de cinco segundos. Dessa maneira, a memória RAM do celular será inicializada, limpando todos os programas ou aplicativos que estavam enchendo-a. Em conclusão, é uma maneira simples de garantir ao seu iPhone uma maior rapidez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.