Técnicas para aprimorar suas anotações nas aulas

O material escrito é uma parte importante do conteúdo passado das aulas. Nesse sentido, as anotações auxiliam no processo de aprendizado e contribui para compreensão e a fixação de um assunto.

Escrever é uma técnica simples e que, se bem aplicada, pode fazer muita diferença no seu rendimento. Por isso, apresentamos dicas que podem ajudar a organizar melhor os registros e facilitar a compreensão da aula. Confira!

O que fazer?

Em primeiro lugar, avalie quais conteúdos precisam realmente de anotação. Lembre-se de que o objetivo não é fazer uma transcrição da fala do professor e sim registrar as ideias centrais. Em seguida, separe as anotações por matéria. Isso ajuda a manter o caderno atualizado e agilizar na localização das matérias. Nesse sentido, uma outra dica prática é atribuir adesivos de cores diferentes a cada uma delas.

Antes de assistir a uma aula, dê uma olhada no conteúdo com antecedência. Desse modo, ficará familiarizado com o tema e será mais fácil acompanhar a explicação do professor e assim fazer anotações precisas e coerentes.

Além disso, lembre sempre de datar e nomear suas notas. Identifique o registro com o tema da aula. Outro detalhe importante são as referências, então anote dicas, textos e autores citados em sala. Esses materiais poderão colaborar nos estudos e servir de apoio para o seu aprendizado.

Se possível, escreva diretamente no material de estudo. Utilizar recursos visuais como setas, caixas, sublinhado e marca-texto, por exemplo, é de grande valia. Essas são excelentes ferramentas que otimizam a leitura e ajudam relembrar o que foi passado. Caso prefira anotar num caderno, estruture seus registro em tópicos ou elabore listas de itens. Isso vai fazer diferença na hora da revisão final.

Se for um recurso disponível e se o professor permitir, faça uma gravação da aula. Posteriormente você poderá reproduzi-la numa velocidade menor e assim poderá anotar com precisão as informações. Seja objetivo e claro na escrita. Não prolongue demais os pensamentos e sempre que possível coloque um exemplo que explique um conceito ou palavra-chave.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas. 
Leia também Mentoria Estudantil: Saiba o que é e quais são as suas vantagens.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.