Técnicas de Memorização: Conheça 7 dicas para alavancar nos estudos

Confira como estudar de forma correta

Você utiliza técnicas de memorização para fixar o conteúdo? Se a sua resposta for não, você está perdendo tempo! Essas são estratégias usadas para aumentar a concentração e fixação do conteúdo.

Quando estamos estudando um assunto, é comum esquecermos depois de poucos dias ou meses, mas por que isso acontece?

Pois bem, isso acontece devido a reciclagem do cérebro e o processo de exclusão de informações que ele não considera importante.

Curva do esquecimento

O ato de eliminação é chamado de curva do esquecimento, no qual o cérebro dá lugar aquilo que utilizado com frequência.

Hermann Ebbinghaus, psicólogo alemão que deu nome a este fato, explicou que o ser humano é capaz de esquecer metade das coisas que aprendeu em um dia e cerca de 70% do que teve contato durante uma semana.

Eis o motivo que o processo de aprendizagem se faz muito importante, isso pode ser atrelado com técnicas de memorização que vai afetar positivamente e de forma direta os estudos.

Muitas pessoas acham que memorizar é o mesmo que decorar. Porém, isso não é verdade. A memorização pode ser conceituada como uma técnica de aprendizagem e fixação de um determinado conteúdo, já a parte de decorar tem a ver com repetição de algo sem significado algum, técnica não tão interessante se tratando de concursos.

Confira as 10 melhores técnicas de memorização

Em virtude da importânica do tema, separamos as principais técnicas para memorizar algum conteúdo. Conheça e alavanque os seus estudos:

  • Utilize de resumos

Os resumos podem ser explicados como uma forma de enxugar um determinado conteúdo. 2 técnicas estão sendo usadas em uma só. O ato de escrever já está mexendo com o seu cérebro, além disso, a leitura e a busca por informações condizentes podem transformar a sua forma de estudar e ser um excelente meio para alavancar o seu conhecimento.

  • Faça reflexão

Muitas pessoas acham que refletir é perda de tempo. Não pense assim! A reflexão é importante para você entender o que aprender, o que ainda não aprendeu e quanto tempo falta para adquirir conhecimento ou fechar um edital, por exemplo, portanto, é uma das melhores técnicas de memorização.

  • Utilize de associações

As associações visuais são uma excelente forma. O uso de memes ou de desenhos podem facilitar o seu aprendizado. Uma dica é que no momento de estudo, identifique os temas que mais gosta com seu desenho preferido. Essa tática vai te ajudar a memorizar e buscar se aprofundar no assunto proposto.

  • Realize questões

Praticar o que aprender é mais  Importante do que voce imagina. Analise os temas que já foram estudados e mão à obra. Realize atividades, busque por exercícios, responda concursos anteriores, mas não esqueça de identificar as principais dificuldades a fim de saná-las o quanto antes.

  • Ensine o que aprendeu

Você já ouviu falar que quem ensina aprende duas vezes? Isso é muito verdade. De acordo com estudos, o ato de ensinar faz com que o indivíduo retenha 90% mais do tema ensinado. Caso não tenha alguém disponível que possa ouvir, explique para si mesmo, faça gravações, olhe para o espelho, use todas as técnicas ao seu favor.

  • Musicalize

A música auxilia no poder de concentração. Assimilar o conteúdo com rimas é uma excelente forma de aprender e fixar o assunto de forma mais precisa.

  • Use flashcards

Você já ouviu falar dessa técnica? Pois bem, os flashcards são uma das técnicas de memorização mais conhecidas e eficazes porque utiliza a etapa de aplicação do aprendizado.  Você pode utilizar essa técnica fazendo perguntas na frente do cartão e resposta no verso.

Estabelecer o ritmo de estudos e colocar a mão na massa são as principais maneiras de descobrir quais são as melhores técnicas para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.