5 dicas para uma gestão financeira eficiente em sua empresa

Confira e coloque em prática hoje mesmo

Saiba que ter uma gestão financeira eficiente é fundamental para manter a sua empresa sempre operando no azul, sem dívidas e com lucratividade! Por isso que hoje, nós vamos dar 5 dicas para uma gestão financeira eficiente em sua empresa.

5 dicas para uma gestão financeira eficiente em sua empresa -- Reprodução Canva
5 dicas para uma gestão financeira eficiente em sua empresa — Reprodução Canva

Normalmente as pequenas e médias empresas possuem maior dificuldade em realizar uma gestão financeira eficiente, pois contam com uma quantidade menor de capital de giro para trabalhar. Mas, que este não seja o motivo de controlar as finanças, reduzindo gastos, maximizando lucros e equilibrando o fluxo de caixa.

Confira quais são as 5 dicas para uma gestão financeira eficiente em sua empresa

Para saber a informação completa e ver como você pode agir nesse momento de forma assertiva, apresentamos na sequência, 5 dicas que podem ser fundamentais para que a sua empresa tenha uma gestão financeira eficaz e positiva:

1ª Dica: Invista em possuir conhecimento na gestão eficiente de negócios 

O ideal é realizar cursos a nível de graduação na área de Administração, além de investir em capacitações na especialização de Gestão de Finanças e outros MBAs da área.

Procure ler livros escritos por economistas e empresários, para conhecer quais foram as estratégias que deram certo e, assim, possibilitar insights positivos para a sua empresa.

Busque em sites e blogs conteúdos de gestão financeira, além de realizar cursos e mentorias com informações significativas na área. Entre os sites que oferecem este tipo de conteúdo com qualidade tem-se: SEBRAE, SENAC, SESC, SESI e Endeavor.

2ª Dica: Elabore o orçamento da empresa de forma organizada

Normalmente os empreendedores buscam realizar o orçamento anual, de maneira a projetar as receitas, os gastos, os objetivos financeiros estabelecidos, as metas a serem atingidas, além da análise do mercado e a forma que a empresa faz a precificação dos produtos.

Para tanto, é ideal que se tenha um software de gestão, que faz estas projeções a partir da realidade da empresa. A vantagem é reduzir os erros humanos comuns, ou perda de planilhas.

Estes softwares auxiliam na informação dos dados e facilitam criar um fluxo de caixa eficiente. Por isso, quanto mais intuitivo for este software, mais fácil será de trabalhar com ele e mais simplificado ficará para a gestão.

3ª Dica: Administre de forma adequada o fluxo de caixa

Se houver investimento em um software de gestão, ele também irá realizar o controle do fluxo de caixa, apresentando de maneira rápida e precisa os lucros e os gastos. Assim, evitará que se perca tempo com este tipo de cálculo, além de dinheiro e produtividade.

Ao controlar o fluxo de caixa, procure não fazer retiradas para uso pessoal. É para isso que serve o pró-labore (remuneração para o proprietário).

Procure manter o equilíbrio entre os recebimentos e os pagamentos, identificando sempre de onde vieram essas entradas e para onde foram as saídas. Desta maneira, é possível realizar um melhor controle entre o lucro e as despesas.

4ª Dica: Deixe os documentos da empresa sempre organizados

Independente da maneira que você decidir por manter os documentos organizados, seja de forma física ou digital, mantenha-os sempre em ordem. Assim, em caso de uma visita da fiscalização da Receita Federal, é possível apresentar a documentação necessária com maior rapidez.

O ideal é manter tudo guardado na nuvem, que é o local mais adequado para não os perder. Mas não esqueça de que é preciso também organizar por data, ou por tipo de documento. 

Ao optar por guardar os documentos na internet, realize investimentos em segurança dos dados para evitar invasão de hackers, ou vírus. Faça sempre o backup de tudo e tenha sempre um software de recuperação de arquivos.

5ª Dica: Estabeleça a precificação dos produtos de forma adequada

Precificar os produtos precisa de muita atenção pois se for muito baixo o preço, não haverá o lucro necessário, ou não cubra as despesas de aquisição. Se for muito alto, você terá dificuldades para vender os produtos, e assim, não terá dinheiro suficiente para cobrir os gastos da empresa. 

O ideal é estabelecer um meio termo entre o valor máximo e o valor mínimo encontrado na concorrência, para determinar um valor ideal para a empresa. A pesquisa de mercado, nesse momento, é primordial e facilita a determinação dos preços.

Por fim, esperamos ter contribuído para que você realize uma gestão financeira eficiente para a sua empresa e, assim, garantir que possa ter resultados positivos no negócio!

Tenha em mente que gerir de forma séria e profissional o seu negócio é a melhor maneira de manter a consistência de um empreendimento e, por isso, é fundamental buscar profissionais que contribuam nesse momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.