O Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) permite que os usuários acessem dados relevantes referente a macroeconomia do Mercosul, optando por diversos filtros, podendo acessar dados dos países envolvidos de forma direta e unificada ou de forma separada.
Taxas bancárias ativas
Operações novas (MN), nominais – Pessoa física – Cartão de Crédito
Confira os dados referentes ao Brasil, considerando: Taxas Bancárias Ativas – Operações novas (MN), nominais – Pessoa física – Cartão de Crédito.
Resumo dos dados da série
Abreviação
Taxas Ativas – Oper. novas (MN), nom. – PF – Cartão de Crédito
Fonte dos dados
BCB-Depec – Banco Central do Brasil (BCB) – Departamento Econômico
Dados: Conceito, Periodicidade e Tempestividade
Conceito
Cartão de crédito, operações novas em MN. Taxa de juros cobrada nos financiamentos que as OSDs concedem aos portadores de cartão de crédito, quando estes não efetuam o pagamento mínimo estabelecido até o vencimento do cartão de crédito.
Periodicidade: Mensal
Interrupções
Incluem as operações de empréstimos livremente negociadas e excluem os empréstimos direcionados. Os empréstimos direcionados referem-se às operações contratadas com taxas de juros estabelecidas nas normas ou que são financiados com recursos obrigatórios ou do governo. Os setores que se beneficiam dos empréstimos dirigidos são: habitação, rural, e microempresas.
Taxas Bancárias Ativas – Operações novas (MN), nominais – Pessoa física – Cheque Especial
Conceito
Cheque especial, operações novas em MN. Taxa de juros cobrada por movimentações de fundos superior ao saldo de conta corrente.
Periodicidade: Mensal
Taxas Bancárias Ativas – Operações novas (MN), nominais – Pessoa física – Veículos
Conceito
Veículos, operações novas em MN. Taxa de juros cobrada na compra de automóveis.
Periodicidade: Mensal
Abrangência dos dados, convenções contábeis, natureza dos dados básicos
Abrangência dos dados (cobertura unidades institucionais, transações e estoque, commodities, indústrias e áreas geográficas);
Convenções contábeis (período de registro, métodos de avaliação);
Natureza dos dados básicos (registros administrativos, pesquisas, levantamentos censitários, combinações destes);
Práticas de compilação (esquemas de ponderação, métodos de imputação, técnicas de balanceamento/verificação);
Outros aspectos (ajustamento sazonal, restrição na divulgação, ano-base, ano de referência, transformação de ano fiscal para ano civil).
Metadados
É possível acompanhar diversos parâmetros no sistema Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), bem como é possível também comparar os dados entre os países e entender o fluxo da economia de forma dinâmica.
Os dados no Metadados GMM estão atualizados até o final de 2021. Por isso, pode ser bastante relevante para que entenda o fluxo da economia de forma geral; bem como, é um acesso burocrático para todos, sendo de grande valia para que analise o cenário econômico e a inflação de uma forma atualizada e simplificada. Já que é possível que você escolha os filtros que sejam mais viáveis para o seu entendimento.