Recentemente, uma pesquisa da Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) constatou que cerca de 42% da concessão dos benefícios da autarquia já ocorrem de forma automática. Só em maio, 222 mil novos abonos foram liberados nesse formato.
A inteligência artificial tem sido uma forte aliada para o aumento da eficiência em análises e concessões dos benefícios. Isso porque os “robôs no INSS”, como são chamados, aceleram o processo para decisões mais simples.
Segundo informações da previdência social, na semana passada foi concedido o primeiro benefício de pensão por morte de forma automática.
Robôs do INSS concedem benefícios de forma automática
A inteligência artificial é uma tecnologia que imita o pensamento humano e executa tarefas de forma mais rápida e eficaz. Alguns benefícios da inteligência artificial são: maior precisão, redução de custos, otimização de processos, melhoria na qualidade e na segurança, entre outros.
Dessa forma, o INSS utiliza ferramentas de automação que integram o seu sistema, de forma a melhorar o processo de análise e decisão de concessão de benefícios previdenciários.
Vale ressaltar que o robô realiza tarefas mais simples e rotineiras. Desse modo, os casos mais complexos sempre passam pela análise dos servidores especialistas.
Benefícios concedidos pelo robô do INSS
O INSS concede uma série de benefícios previdenciários por meio do seu sistema automatizado. Assim, confira a lista completa com todos eles:
- Aposentadoria por idade urbana e rural;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Pensão por morte urbana e rural;
- Auxílio-reclusão urbano e rural;
- Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência;
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência;
- Benefício assistencial ao idoso;
- Salário-maternidade urbano e rural;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Benefício por incapacidade permanente de segurado especial.
Como solicitar o benefício do INSS?
Os segurados do INSS podem solicitar todos os benefícios automáticos de forma totalmente online. Dessa forma, não há a necessidade de ir até a uma agência presencialmente e nem passar por perícia médica.
Para isso, é possível utilizar o aplicativo Meu INSS ou acessar o Portal do Meu INSS pela internet. A seguir, confira o passo a passo completo para fazer a solicitação:
- Em primeiro lugar, acesse o Portal do Meu INSS ou o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) com login e senha;
- Depois, selecione o benefício desejado, na aba “Benefícios”;
- Na tela seguinte, clique no tipo de benefício que você quer solicitar;
- Em seguida, responda às perguntas do sistema e anexe os documentos necessários;
- Por fim, basta aguardar a análise do robô do INSS.
Além disso, o beneficiário também pode fazer o requerimento por meio do telefone 135. É possível fazer o acompanhamento da solicitação diretamente no Portal Meu INSS, seja no site ou no aplicativo.
Para conceder o benefício, o sistema realiza uma análise dos dados do requerente e compara com as bases cadastrais do governo. Assim, caso as informações estejam corretas e completas, o sistema concede o benefício de forma automática.
No entanto, vale lembrar que o pedido pode ser negado caso estejam com informações incompletas ou necessite de uma análise mais complexa. Nesses casos, um especialista da equipe irá fazer a análise.
Como se cadastrar no Portal Meu INSS?
Para ter acesso a todos os serviços online da previdência social é preciso fazer o cadastro no Portal Meu INSS. O processo de inscrição é muito fácil. Confira o passo a passo:
- Primeiro, acesse o Portal Meu INSS ou baixe o aplicativo Meu INSS, que está disponível para aparelhos Android e iOS;
- A seguir, clique em “Entrar” e depois em “Entrar com gov.br”;
- Na sequência, clique em “Crie sua conta gov.br”;
- Depois, informe o seu CPF, nome completo e aceite os termos de uso;
- Por fim, siga as instruções na tela para criar a sua senha e confirmar o seu cadastro.