Substantivos próprios e comuns: entenda a diferença

São dez as classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, advérbio, numeral, pronome, verbo, preposição, conjunção e interjeição. Os substantivos formam uma das classes de palavras mais amplas, pois é uma classe gramatical aberta. Os substantivos são as palavra usadas para nomear as coisas do mundo.

Sendo assim, o substantivo dá nome a seres, coisas, qualidades, espaços, sentimentos, processos, grupos, ações e outros. Essas palavras podem ser classificadas em substantivos próprios ou comuns. Entenda abaixo a diferença entre essas duas classificações!

Qual a diferença?

Os substantivos comuns são usados para nomear seres e grupos de seres da mesma espécie. Desse modo, essas palavras atuam de forma mais genérica na designação, indicando a totalidade, a classe do ser, mas sem tratar separadamente as individualidades. Esse é o caso das seguintes palavras: estrela, cachorro, árvore, peixe, comida, mulher, homem, flores, cores, vaca, empresa, fruta, etc. 

A grafia dos substantivos comuns é sempre feita em letras minúsculas, ao menos que esteja no início de uma frase. Além disso, podem sofrer flexão de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Veja exemplos:

Preciso comprar frutas, sementes e farinha.

Bruxas não existem fora da ficção.

Não há distinção entre meninos e meninas aqui.

Os substantivos próprios, por sua vez, fazem uma designação específica. São as palavras que indicam o indivíduo específico de uma determinada espécie. Nesse sentido, ao nomear, as palavras particularizam o ser, distinguindo-o de outros seres da mesma espécie.

Esse tipo de substantivo recebe o nome de próprio porque indicam uma localidade, entidade ou a alcunha de uma pessoa. Por isso, essas palavras são sempre grafadas com letra maiúscula: Marta, Renato, Nestlé, Bahia, Deus, Santa Bárbara, Europa, etc. 

Em resumo, os substantivos próprios designam nomes de pessoas (Amélia, José, Rita, Juliette, etc); nomes de entidades e instituições (Congresso Nacional, Clube de Regatas do Flamengo, Ministério da Educação, etc); nome de lugares (Dois de Julho, Salvador, Berlim, China, etc); nome de continentes, planetas e oceanos (Ásia, Terra, Atlântico, etc).

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.