Substantivos próprios e comuns: entenda a diferença - Notícias Concursos

Substantivos próprios e comuns: entenda a diferença

São dez as classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, advérbio, numeral, pronome, verbo, preposição, conjunção e interjeição. Os substantivos formam uma das classes de palavras mais amplas, pois é uma classe gramatical aberta. Os substantivos são as palavra usadas para nomear as coisas do mundo.

Sendo assim, o substantivo dá nome a seres, coisas, qualidades, espaços, sentimentos, processos, grupos, ações e outros. Essas palavras podem ser classificadas em substantivos próprios ou comuns. Entenda abaixo a diferença entre essas duas classificações!

Qual a diferença?

Os substantivos comuns são usados para nomear seres e grupos de seres da mesma espécie. Desse modo, essas palavras atuam de forma mais genérica na designação, indicando a totalidade, a classe do ser, mas sem tratar separadamente as individualidades. Esse é o caso das seguintes palavras: estrela, cachorro, árvore, peixe, comida, mulher, homem, flores, cores, vaca, empresa, fruta, etc. 

A grafia dos substantivos comuns é sempre feita em letras minúsculas, ao menos que esteja no início de uma frase. Além disso, podem sofrer flexão de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Veja exemplos:

Preciso comprar frutas, sementes e farinha.

Bruxas não existem fora da ficção.

Não há distinção entre meninos e meninas aqui.

Os substantivos próprios, por sua vez, fazem uma designação específica. São as palavras que indicam o indivíduo específico de uma determinada espécie. Nesse sentido, ao nomear, as palavras particularizam o ser, distinguindo-o de outros seres da mesma espécie.

Esse tipo de substantivo recebe o nome de próprio porque indicam uma localidade, entidade ou a alcunha de uma pessoa. Por isso, essas palavras são sempre grafadas com letra maiúscula: Marta, Renato, Nestlé, Bahia, Deus, Santa Bárbara, Europa, etc. 

Em resumo, os substantivos próprios designam nomes de pessoas (Amélia, José, Rita, Juliette, etc); nomes de entidades e instituições (Congresso Nacional, Clube de Regatas do Flamengo, Ministério da Educação, etc); nome de lugares (Dois de Julho, Salvador, Berlim, China, etc); nome de continentes, planetas e oceanos (Ásia, Terra, Atlântico, etc).

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?